Apresentação


Sesc Pernambuco celebra Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo

O Sesc Pernambuco, que mantém a maior rede privada de teatro do estado, presta homenagem ao Teatro e o Circo, preparando seus palcos para as comemorações. A instituição promove apresentações de espetáculos, semanas de homenagem ao teatro e circo e mostra teatral nas seguintes unidades: Sesc Santo Amaro, Sesc Piedade, Sesc Ler São Lourenço da Mata e Sesc Ler Surubim.

No Sesc Santo Amaro, a Mostra Marco Camarotti de Teatro para a Infância e Juventude propõe em sua 4ª edição, a celebração do Dia Mundial do Teatro, com programação de 20 de março a 13 de abril, através de um recorte na produção de teatro para crianças em Pernambuco e homenageando os palhaços atuantes na cena teatral do Recife. Oficinas, exposição, ações formativas e espetáculos compõem a programação. No Sesc Piedade a programação vai de 23 a 29 de março, com os espetáculos nos horários da tarde e noite.

A quarta edição da Semana de Homenagem ao Teatro e ao Circo do Sesc Ler São Lourenço da Mata será de 24 a 28 de março, com apresentações que permeiam dança, teatro e circo. O Grupo Proscênio, do Sesc Ler Surubim, promove no período de 20 a 29 de março uma programação que contempla palestras, espetáculos, troca de experiências e cortejo.

Dia Internacional do Teatro - O Instituto Internacional do Teatro (órgão ligado a Unesco) estabeleceu, em 1961, a data de comemoração do Dia Mundial do Teatro: dia 27 de março. Este foi o marco do início das temporadas internacionais no Teatro das Nações, em Paris. No dia 27 de março comemora-se também o Dia Nacional do Circo, uma homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data em 1897, no estado de São Paulo. Piolin foi considerado um grande palhaço por todos que o assistiram, ele se destacava pela enorme criatividade e habilidade como ginasta equilibrista.