O que nos move é bem mais que inspiração

A avidez por encontros com o outro e consigo mesmo – um dos princípios ativos da cultura e da obra de arte – faz surgir o Transborda as linguagens da cena, das encruzilhadas de pensamentos e discussões sobre a cultura, as artes, os profissionais destas áreas e seus públicos. Discussões para além da cena, mas que refletem diretamente na mesma.

Em sua primeira edição, em 2017, o projeto trouxe temas emergentes na sociedade contemporânea envolvendo questões de gênero e sexualidade, povos originários do Brasil e discussões estéticas e formativas da cena teatral e da dança no país. Nesta segunda edição, o projeto lança mão de pensar a transversalidade da cultura e das artes na economia local e nacional, pautada na sustentabilidade do setor, na autogestão e no empreendedorismo dos profissionais da área cultural. Além disso, estão sendo abordadas questões de acessibilidade e formação de públicos, focando na pesquisa e nas metodologias voltadas à mediação cultural no fino processo de aproximação das pessoas com a cena artística.

Uma discussão muito cara e não rara, a legitimação do setor cultural e artístico (incluindo a formação de seus profissionais) como áreas de pesquisa e de relevante participação na economia nacional está posta em nossas ações. Tendo em vista o alto índice de profissionais ligados a estes setores, formal e informalmente e que geram uma porcentagem em ascensão no PIB nacional. E sabe-se que o investimento na formação destes profissionais (além dos programas de incentivo à criação, fruição e consumo das obras de arte e das manifestações populares) é imprescindível para a virada de chave de processos voltados à sustentabilidade e autogestão do setor.

Refutamos a pecha de errantes e profissionais sazonais relacionada aos artistas e suas profissões correlatas. Porque estão estas pessoas e seus desdobramentos em quase todas as instâncias do dia a dia da sociedade. “Arte em toda parte”. Do acordar ao findar do dia, há trabalhadores do setor pensando, criando, agindo, sendo! E nós, a todo o momento, cruzamos, olhamos, escutamos, sentimos, somos atravessados pelos seus trabalhos (mesmo quando não nos damos conta disso!).

Queremos refletir a tarefa árdua de mensurar o impacto da cultura e das artes no cenário econômico do país. Passeando por pensamentos desenhados ainda por Mário de Andrade em observar a cultura brasileira como fator influente na composição de uma sociedade mais rica, crítica e consciente (inclui-se aqui, valores simbólicos e de mercado). E pelos apontamentos das ideias de Aloísio Magalhães e outros gestores como Gilberto Gil que ampliaram a institucionalização da cultura de modo mais expandido, em sua dimensão antropológica, para além das linguagens artísticas, mas incentivando suas potências e reconhecendo-as como área de conhecimento. Alinhado a isso, refletimos a criação de uma Secretaria da Economia Criativa no Ministério da Cultura que traz um olhar mais aprofundado para estas

questões de mensuração de impactos econômicos e geradores de postos de trabalho na cultura. Além da sua atuação no desenvolvimento social através da injeção de políticas que pensam as cidades como nichos criativos e reinvenções da resistência dos povos e de suas singularidades. Reflexões como estas são alvos de mesas de conversas da nossa programação e do nosso dia a dia.

Transbordamos entre dissidências das práticas da Democratização da Cultura e da Democracia Cultural, pondo em xeque o nosso próprio fazer, onde pensamentos estéticos são remexidos frente a questões distópicas e processos de descolonização das estéticas da cena. E isso mexe de maneira estreita com a formação de públicos, disparando o botão de acesso para outras culturas, grupos sociais que devem estar presentes na construção de um processo de identificação, escuta e fala, pautado neste conceito de Democracia Cultural.

Ampliação de acesso e acessibilidade são trazidas de maneira investigativa, laboratorial, mas também, como exercício do direito de todas as pessoas de terem acesso à vida cultural e artística. Para isso, lançamos mão das tecnologias assistivas da acessibilidade comunicacional em algumas de nossas ações, como a tradução em LIBRAS e audiodescrição. Vamos além, pondo em questão a discussão da pessoa com deficiência em cena, como artista, através de ações de formação numa perspectiva inclusiva, com a ação Experiri - Lab de Artista.

Pensando estes temas, construímos um processo curatorial a muitas mãos, vozes e olhares, no exercício da colaboratividade, entre gestores e gestoras de cultura das unidades, suas equipes, estagiários e estagiárias. Usamos diferentes ferramentas de escutas das comunidades, da classe artística, de pesquisadores, de frequentadores da Instituição. Criamos um grupo de pesquisa em comunicação e mediação cultural e mapeamos trabalhos artísticos em comunidades, estabelecendo pontes com a programação, como artistas ou como públicos. Lançamos mão de formulários via internet com perguntas sobre os temas centrais e fizemos escuta direta a grupos de artistas. Chamamos alunos dos cursos do Sesc, pessoas das comunidades onde estão localizadas as unidades de atendimento, convidamos profissionais de outros setores da instituição para participar das nossas reuniões. E tem um pouco deles em algum canto desta programação. Em nós. Identificamos nossas limitações diante do processo, discutimos e nos fortalecemos, vimos que a aproximação com estes públicos tem que ser um exercício constante e não pontualmente.

Ainda tem muito chão... e nós lançamos à cidade esta edição que foi ampliada e geminada com projetos que já são referência na instituição em âmbito regional, a exemplo do Usina Teatral realizado pela unidade de Santa Rita em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, que passa a ser Transborda - Usina Teatral. A vantagem desta geminação é a junção de esforços para potencializar a pesquisa, o conceito e a programação destes projetos, além do reforço na divulgação e na formação interna das suas equipes.

Assim, nascem as novas parcerias entre projetos internos das Artes Cênicas do Sesc Pernambuco. Além do Transborda-Usina Teatral, de Santa Rita, a unidade de Casa Amarela, chega com o Transborda – Mostra Capiba. Já em São Lourenço da Mata, o Transborda – Diálogos das Manifestações Populares; em Santo Amaro, o Transborda-CIT (Curso de Interpretação Teatral), em Piedade, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, o Transborda - Na Onda da Dança. E no interior do estado, incluímos a cidade de Pesqueira com a sua Transborda - Mostra Pesqueira de Artes.

O Transborda – Usina Teatral, em sua 4ª edição, afina sua parceria com a UFPE e traz o tema: “Políticas do Intangível: o teatro sob (im)pressão”. Explorando o processo de sustentabilidade dos artistas locais, a discussão estética e de gosto, os desafios da gestão cultural na contemporaneidade e para quem de fato elas estão voltadas.

Pela unidade de Casa Amarela, O Transborda - Mostra Capiba aproveita a expertise da 11ª edição da Mostra Capiba de Artes e dos solos e duos em cena para discutir a relação da cidade com a mulher. Como ela é vista, sentida e cooptada entre flores, desamores e muito concreto.

Santo Amaro, explora o potencial do Curso de Interpretação Teatral do Sesc Pernambuco que tem duração de 5 semestres e carga horária de 1.500 horas de aulas para discutir o mercado cultural e a criação artística para novos profissionais, além de fazer uma mostra inteiramente voltada a processos, exercícios e espetáculos gerados a partir desta relação de ensino/aprendizagem desenvolvidos no curso, configurando o Transborda-CIT.

Uma das representações da Região Metropolitana do Recife é São Lourenço da Mata com o Transborda - Diálogos das Manifestações Populares, colocando em pauta a regulamentação dos profissionais da cultura popular, além da realização do Encontro de Bois da região e apresentações de circo de tradição. Ainda na RMR, temos Jaboatão dos Guararapes pela unidade de Piedade que traz o Transborda - Na Onda da Dança, que também aproveita um projeto de grande representatividade da unidade para dar continuidade às tessituras da cena da dança nas políticas de cultura e na formação das pessoas, sejam elas artistas ou não.

A cidade de Pesqueira vem como representante do interior do estado, fazendo parte das ideias de ampliação do projeto com uma programação pontual no estudo da cultura e de suas práticas artísticas no entorno, envolvendo as comunidades indígenas na primeira Mostra de Artes do Sesc neste lugar, configurando o Transborda - Mostra Pesqueira de Artes.

Ainda nesta edição, o projeto Transborda integra o Programa Cena Expandida, uma iniciativa de produtores e gestores culturais do Estado de Pernambuco que visa a criação de uma rede de festivais e ações com o intuito de dinamizar as ações culturais na região. Participam deste programa o Sesc Pernambuco com o projeto

Transborda e suas geminações, O Câmbio Festival Internacional, da Remo Produções; o FETEAG – Festival de Teatro do Agreste, do TEA/ Caruaru e o Cena Cumplicidades, do produtor Arnaldo Siqueira.

O Transborda, configura-se como um movimento artístico-cultural com foco na formação do artista e de públicos para as artes pautado na experimentação e ampliação do acesso à cultura e na discussão política e est[ética] das artes.

Estes são alguns dos temas que iremos costurar nesta grande colcha de ações com algumas pontas e muitas pontes entre os meses de setembro e novembro, possibilitando encontros entre especialistas e não iniciados no fazer da cena.

É muito trabalho. Resistência. Reinvenção. Nem só de inspiração vive o artista!

Rita Marize Farias de Melo

Sesc Casa Amarela

Sesc Piedade

Sesc Ler
São Lourenço da Mata

Sesc Santo Amaro

Sesc Pesqueira

Programação

10/09 | 16h | Performance: A Ponte | Coletivo Delas em Cena | Local: Ponte de Ferro

11/09 | 16h | Performance: A Mulher Carne | Coletivo Despudorado | Local: Praça do Diário e Pátio da Igreja do Carmo

12/09

  • 19h | Abertura do Transborda - Na Onda da Dança no Sesc Piedade e Homenagem a Airton Tenório (PE)
  • 19h30 | Espetáculo: Despertar Celebração | Balé Popular do Recife | Local: Cine Teatro Samuel Campelo

13/09 | 19h | Espetáculo: Nem Janeiro nos Separa | Cia Vivarte/São Lourenço da Mata | Local: Praça de Tiúma

13/09 | 20h | Espetáculo: Alguém pra Fugir Comigo | Coletivo Resta 1 de Teatro (PE) | Local Teatro Marco Camarotti

14/09 | 19h | Espetáculo: Espiral Brinquedo Meu | Helder Vasconcelos (PE) | Local: Praça de Tiúma

15/09 | 16h | Espetáculo: UBU-REI I Teatro Bissextos (PE) | Local Teatro Marco Camarotti

15/09 | 20h | Espetáculo: Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras | Teatro da Mafalda (SP) | Local: Teatro Capiba

15/09 | 15h | Ação Danças Urbanas (PE) | Estacionamento da Casa da Cultura

16/09 | 16h | Encontro de Bois e Ursos | Local: Sesc Ler São Lourenço da Mata

16/09

  • 18h | Espetáculo: Deslenhar | Teatro Miçanga (PE) | Local: Teatro Marco Camarotti
  • 20h | Apresentação Musical: De Baile Solto | Siba(PE) | Local: Praça de Tiúma

17/09 | 16h | Performance: Ah! Atriz... | Augusta Ferraz (PE) | Local: Teatro do Parque e Praça Maciel Pinheiro

18/09 | 16h | Performance: #MedusaMusaMulher | Fabiana Pirro (PE) | Local: Catamarã

20/09 | 15h | Encontro Teatral com o Resta 1 Coletivo de Teatro, Teatro Bissextos e Teatro Miçanga (PE) | Local Teatro Marco Camarotti

20/09 | 20h | Espetáculo: Espera o Outono, Alice. | Amaré grupo de Teatro (PE) | Local Teatro Marco Camarotti

21/09 | 14h30 às 17h | "Historiografias da Dança". Encontro 2: Região Nordeste: Recife (PE) Com Marcelo Sena (PE), Candice Didonet (PB), Daniela Amoroso (BA) e Fernando Ferraz (BA). | Local: Sesc Casa Amarela, no CineClube Coliseum

21/09

  • 12h | Mostra Pedagógica | Vivência Artístico Pedagógica | Grupo Bela Idade do Sesc Santa Rita | Local: Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira - Sesc Santa Rita.
  • 19h | Espetáculo: Ritmo Kente! Um Brega de Musical | Onz& Produções Artísticas (PE) | Local: Palco Alternativo - Sesc Santa Rita.
  • 20h30 | Apresentação Musical: Baile Ritmo Kente com Ovelha Negra (PE) e Kelvis Duran (PE). (Parceria com o Setor de Recreação da Unidade Sesc Santa Rita) | Local: Palco Alternativo - Sesc Santa Rita.

22/09 | 18h | Mostra Pedagógica | Ópera D'Água | Grupo Proscênio (Sesc Surubim-PE) | Local: Palco Alternativo | Debate após espetáculo com mediação de Samuel Bennaton (Sesc Santo Amaro - PE).

23/09 | 19h | Espetáculo: A Invenção do Nordeste | Grupo Carmin (RN) | Local: Teatro de Santa Isabel. Debate após espetáculo com mediação de Rodrigo Cunha (Sesc Santo Amaro - PE).

24/09

  • 14h | Mostra Pedagógica | Espetáculo: Tutorial de Tudo | Alunos do curso de Teatro/ Licenciatura da UFPE, direção: Professor Luís Reis | Local: Palco Alternativo - Sesc Santa Rita. Debate após espetáculo com mediação de Adriana Madasil (Sesc Casa Amarela).
  • 15h | Abertura oficial do Transborda Usina Teatral: Falas institucionais e exibição do documentário "Usina Teatral 2017". | Local: Sala de Palestra - Sesc Santa Rita.
  • 16h | Mesa de Conversa: "Políticas do Intangível: a arte sob (im)pressão", com Márcio Meirelles (BA), Isaura Botelho (SP) e mediação de Silvana Meirelles (PE) | Local: Sala de Palestra - Sesc Santa Rita.

24/09

  • 18h30 | Performance: Dor de Pierrot | Gardênia Coleto (PE)
  • 19h30 | Mesa de Conversa: "Nem Só de Inspiração Vive o Artista" | Palestrante: Gardênia Coleto (PE) e Airton Tenório (PE) | Local: Sesc Piedade

24/09 | 20h | Espetáculo | Ligações Perigosas | Grupo Teatro de Fronteira (PE) | Local: Teatro Apolo. Debate após espetáculo com mediação de Jailton Júnior (Sesc Santa Rita).

25/09

  • 14h | Mostra Pedagógica | Espetáculo: Isadora, um espetáculo de plagiocombinação | Alunos do curso de Teatro/ Licenciatura da UFPE, direção Professora Marianne Consentino. Debate após espetáculo com mediação de Ariele Mendes (Sesc Piedade) | Local: Palco Alternativo - Sesc Santa Rita.
  • 15h | Mesa de Conversa: "Gosto se discute? O teatro e sua questão antropológica", com Flávio Desgranges (SP/SC), Beth Néspoli (SP) e mediação de Elton Bruno (PE) | Local: Sala de Palestra - Sesc Santa Rita.
  • 18h | Espetáculo: Alegria de Náufragos | Grupo Ser Tão Teatro (PB) | Local: Palco Alternativo - Sesc Santa Rita. Debate após espetáculo com mediação de Almir Martins (Sesc Piedade).
  • 20h | Espetáculo: Dinamarca | Grupo Magiluth (PE) | Local: Teatro Apolo. Debate após espetáculo com mediação de Marília Souto (Sesc Santa Rita - PE).

26/09

  • 15h | Mesa de Conversa: "Políticas Públicas Para Quem?", com Cláudia Leitão (CE), Marcelino Granja (PE), Luís Reis (PE) e mediação de Pedro Vilela (PE) | Local: Sala de Palestra - Sesc Santa Rita.
  • 19h | Espetáculo: Mucurana, o peixe | Direção: Carlos Carvalho (PE) | Local: Teatro Apolo.
  • 20h | "Debate Performativo", com Flávio Desgranges (SP/SC) e Giuliana Simões (SC) | Local: Teatro Apolo.

27/09

  • 14h | Mostra Pedagógica | Espetáculo: (H)estórias Mínimas | Coletivo de Teatro Bárbara Idade (Sesc Santo Amaro), direção Rodrigo Cunha | Local: Palco Alternativo - Sesc Santa Rita. Debate após espetáculo com mediação de Gustavo Soares (Sesc Santa Rita - PE)
  • 16h | Círculos de Diálogos:| "Theatron e o que nós queremos ver: para quem fazemos o teatro dos nossos dias", com Daniel Arcades (BA), Diane Veloso (SE), Thiago Sampaio (AL), Nelson Albuquerque (CE), Thardelly Lima (PB), Soraya Portela (PI), Ney Mendes (PE), Carlos Carvalho (PE), Lauande Aires (MA), Henrique Fontes (RN) e mediação de Leidson Ferraz (PE) | Local: Delta Café - Cais do Imperador
  • 20h | Espetáculo: Nuestra Senhora de Las Nuvens | Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (RN) | Local: Teatro Apolo. Debate após espetáculo com mediação de Jailson Lima (Sesc Petrolina).

27/09 | 23h | Performance: Inconcretáveis | Bruna Justino (PE) e Camila Mendes (PE) | Local: Mamede Simões.

28/09 | 9h | Espetáculo: Encruzilhada | Cia. Fragmento Urbano (SP) | Local: Praça Nossa Senhora do Rosário – Jaboatão Centro

28/09

  • 15h | Mesa de Conversa: "Os desafios da gestão e da produção cultural no início da carreira", com Amanda Pegado (CIT - Santo Amaro), Amanda Spacca (CIT - Piedade), Ivo Rafael (UFPE), Lilli Guedes (UFPE) e mediação de Rita Marize (Sesc PE) | Local: Sala de Palestra - Sesc Santa Rita.
  • 18h | Conferência: "O teatro no Brasil ainda é possível?", com Zé Celso Martinez Corrêa (SP) mediação: Emanuella de Jesus (Sesc - Santa Rita) | Local: Palco Alternativo - Sesc Santa Rita.
  • 20h | Encerramento do Transborda - Usina Teatral | Lançamento Coletivo de livros e Apresentação Musical com o Grupo Forró na Caixa (PE)| Local:Palco Alternativo - Sesc Santa Rita

28/09 | 15h | Mesa de Conversa: A Mulher e a Cidade: violência, programas assistenciais, arte e militância | Palestrantes: Ana Elisa Sobreira (PE) – Delegada de Polícia da Delegacia da Mulher de Recife , Cida Pedrosa (PE) – Poetisa e gestora da Secretaria da Mulher da Cidade | Local: Teatro Capiba

28/09 | 23h | Performance: #MulherDaMamede | Elis Costa, Iara Campos e Íris Campo (PE) | Local: Rua Mamede Simões. Entre o Bar Central e o Bar Boi Neon

29/09

  • 15h | A essência do Circo | ATRUPE/Caruaru | Local: Sesc Ler São Lourenço da Mata
  • 18h | Espetáculo: Picadeiro Pernambuco- Tradição Milenar| Trupe Carcará/Cabo de Santo Agostinho (PE) | Sesc Ler São Lourenço da Mata

29/09 | 20h | Espetáculo: Pagu, anjo incorruptível | Lilian de Lima – SP | Local: Teatro Capiba (Sesc Casa Amarela)

30/09 | 17h | Apresentação do Circo: Disney Circo | Itinerante (PE)| Sesc Ler São Lourenço da Mata

01/10 | 19h | Mostra de Mágicos em homenagem ao mágico Alakazam com os mágicos: Rapha Santa Cruz (PE) e os alunos do Tiúma Circense (projeto de formação em circo do Sesc São Lourenço da Mata), Mágico Lu Gon (o mais velho em atividade (PE)), Mr. Sales(PE), Mágico Jonas(PE), Mickael Marcelo (PE), Ryan Rodrigues (PE) e Alakazam (PE) Fazendo o morto Enterrado Vivo | Sesc Ler São Lourenço da Mata

02/10 | 18h30 | Espetáculo: Minha Vida de Palhaço| Marcelo Marques (GO) | Sesc Ler São Lourenço da Mata

02/10 | 14h30 | Mesa - Mediação Cultural | Palestrantes: Aline Vila Real (MG), Dudude Herrmann (MG), Diogo Lins (PE) e Coletivo Carne (PE) | Sesc Piedade

02/10 | 20h | Roda de Diálogos: "Minha Lona é do tamanho do céu e a bilheteria é o meu chapéu." Com a Caravana Tapioca (PE/SP Marcelo Marques (GO)), Lua Barreto (GO) e mediação de Zezo Oliveira (PE) | Local: Sesc Ler São Lourenço da Mata

02/10 | 20h | Espetáculo: As Lebres são maiores que os Ursos | Coletivo Despudorado /PE | Local Teatro Marco Camarotti

03/10

  • 16h | Palco Aberto: Caravana Tapioca (PE/SP) | Local: Rua Eliza Cabral/Camaragibe | Sesc Ler São Lourenço da Mata
  • 19h | Palco Aberto| Caravana Tapioca/SP| Sesc Ler São Lourenço da Mata

03/10 | 20h | Espetáculo: Tudo que é Bonito é Bordô | Teatro Bordô (PE) | Local: Teatro Marco Camarotti

03/10 | 20h | Encontro Musical - Poesias e Canções - Em Nome de Mulher…| Teatro Capiba

04/10 | 15h | Fórum Transborda | Teatro Marco Camarotti

04/10 | 19h | Espetáculo: Clake | Circo Amarillo (SP) | Sesc Ler São Lourenço da Mata

04/10 | 19h | Espetáculo: A Projetista | Dudude Herrmann (MG) | Local: Cine Teatro Samuel Campelo

05/10 | 19h | Espetáculo: Mambembes Circo de Doisdo | Cia Pé de Cana (SP) | Sesc Ler São Lourenço da Mata

09/10 | 19h | Novos Artistas (PE) | Local: Cine Teatro Samuel Campelo

10/10

  • 14h30 | Espetáculo: Tandan! | Cia. Etc (PE) I Local: Sesc Piedade
  • 19h | Mesa sobre Acessibilidade I Palestrante: Marcelo Sena (PE) e Andreza Nóbrega (PE/SC) | Local: Sesc Piedade

11/10 | 19h | Novos Artistas Cine Teatro Samuel Campelo

17/10 | 19h | Espetáculo: Café| Cia. de Teatro e Dança Pós- Contemporânea d'Improvizzo Gang - DIG (PE) | Local: Sesc Piedade

25/10 | 19h | Espetáculo: Protocolo Elefante | Grupo Cena 11 (SC) | Local: Cine Teatro Samuel Campelo

08/11

  • 14h | Mesa de Abertura da Mostra Transborda Pesqueira: Políticas para a cultura e para as artes. Local: Vivarte
  • 16h30 | Mesa de discussão - Gestão e Produção Cultural. Local: Vivarte
  • 19h30 | Espetáculo: Um minuto para dizer que te amo – Matraca Grupo de Teatro (PE) Local: Sesc Pesqueira

09/11

  • 16h | Cortejo Cultural pelas ruas da cidade de Pesqueira
  • 18h | Espetáculo: Angelicus - Matraca Grupo de Teatro (PE). Local: Praça da Rosa
  • 20h | Espetáculo: Terra Queimada (Apresentação da Conclusão do Curso de Iniciação ao Teatro do Sesc Pesqueira) Local: Sesc Pesqueira- Salão Multiuso

10/11

  • 14h | Mesa de discussão - PROFISSÃO: ARTISTA!. Local: Vivarte
  • 16h30 | Mesa de discussão - Sustentabilidade dos artistas e das artes. Local: Vivarte
  • 19h | Espetáculo: Cárcere - Grupo Corpore de Dança (Sesc Piedade - PE) Local: Sesc Pesqueira- Espaço Varanda
    20h | Espetáculo: Alguém para fugir comigo I Resta 1 Coletivo de Teatro (PE) Local:Sesc Pesqueira - Salão Multiuso

11/11 | CONEXÃO ALDEIA | Vivência artística na Serra do Ororubá, em Pesqueira, com o povo indígena Xucuru. Um dia inteiro de programação com apresentações teatrais, contações de história, lançamento de filme, refeição coletiva e apresentação de Samba de Coco da aldeia.

  • 10h | Toré
  • 10h30 | Escutatória: Contação de história com os índios
  • 11h | Decripolou Totepou- Odilia Nunes (PE)
  • 12h | Refeição Coletiva (Comida de Índio)
  • 13h | Grupo de Pífano Xucuru / Lançamento do Curta Assembleia Xucuru- Ororubá Filmes
  • 14h | Apresentação do Espetáculo sobre o Cacique Xikão
  • 15h | Espetáculo de Lambe-lambe -Pé de Vento-Sesc Arcoverde (PE)
  • 16h | Espetáculo: Espelho da Lua- Tropa do Balacobaco (Arcoverde- PE)
  • 17h | Espetáculo: Aboio- Grupo Proscênio de Teatro, do Sesc Surubim (PE)
  • 18h | Refeição Coletiva (Comida de Índio)
  • 18h30 | Samba de Coco Xené de Jurema
  • 19h10 | Samba de Coco Toipe do Ororubá

OFICINA De 15 a 17/08 | 9h às 12h | ColeLambes | Coletivo Cola Rato (PE) | Local: Cinema / Ateliê

OFICINA De 20 a 25/08 | 13h às 17h | Oficina de Lambe-Lambe nas escolas (6 escolas) | Sesc Ler São Lourenço da Mata

OFICINA 28/08 | 19h às 21h | Palestra: Princípios da Tradição Popular na Educação | Sesc Ler São Lourenço da Mata

OFICINA 18, 25/08 e 01/09 | Curso de Gestão de Projetos Criativos

OFICINA 20, 21, 27, 28/08 e 03, 04/09 | Oficina Brincando de Boi Marinho | Boi Marinho/Recife (PE) | Sesc Ler São Lourenço da Mata

OFICINA De 01 a 03/09 | 9h às 12h | O Eu Feminino em Passos livres – Convivências terapêuticas | Hilda Torres (PE) | Local: Sala de Dança / Ateliê de Artes

OFICINA De 10 a 12/09 | 9h às 12h | A Mulher no Corpo da Cidade - Uma Dramaturgia de Afetos | Silvia Góes (PE) | local: Sala de Dança - Sesc Ler São Lourenço da Mata

11, 12, 13/09 | Oficina de Boi | Helder Vasconcelos (PE) | Sesc Ler São Lourenço da Mata

15/09 | Oficina Pulso Presente | Helder Vasconcelos (PE) | Local: Sesc Ler São Lourenço da Mata

15/09 | 14h às 17h | Oficina: Corpo e suas articulações Dançantes | Oficineiro: Airton Tenório (PE) | Local: Sesc Piedade

De 17 a 21/09 | 18h30 às 22h | Curso de Empreendedorismo e Design de Serviço Cultural | Professor: Breno Paredes (PE) | Local: Sesc Piedade

De 18 a 21/099 | 9h às 12h | Caixa das possibilidades: Oficina de arte reciclável – Jacaré (PE) | Local: Ateliê - Sesc Casa Amarela

19/09 | 14 às 17h | Oficina: Corpo e suas articulações Dançantes | Oficineiro: Airton Tenório (PE) | Local: Anexo do Cine Teatro Samuel Campelo

21 a 25/09 | 9h às 12h | Projeto Cena em Questão | Oficina de Crítica Teatral | Beth Néspoli (SP) | Local: Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira - Sesc Santa Rita

22 e 23/09 | 9h às 12h/14h às 18h | Oficina | Elaboração de Projetos Culturais - com Júlio de Marques (BA). Local: Biblioteca Francisco Meirelles - Sesc Santa Rita

22 e 23/09 | 9h às 12h/14h às 18h | 9h às 12h | Oficina | Gestão de Grupo para o Teatro - com Chico Pelúcio (MG). Local: Sala de Palestra - Sesc Santa Rita

25/09 | 14h às 18h | Oficina de Dramaturgia - Danças Urbanas | Oficineiros: Adelmo do Vale (PE) e Aya Martins (PE) | Local: UFPE

26 a 28/09 | 9h às 12h | Oficina | Exílio em Cena - com Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (RN). Local: Laboratório de Autoria Literária Ascenso Ferreira - Sesc Santa Rita

27/09 | 14h às 18h | Oficina de Dança Corpoversa – "Criação, periferia e sobrevivência: na base da gambiarra" Oficineiros: Cia. Fragmento Urbano (SP) | Local: Sesc Piedade

sábados de setembro | 9h às 13h | Sonorização Cênica | Marco da Lata (PE) | Sesc Santo Amaro

sábados de outubro | 9h às 13h | Iluminação Cênica | Eron Vilar (PE) | Sesc Santo Amaro

16 e 17/10 | 19h às 22h | Gestão de grupo de teatro | Daniela Travassos (PE) | Sesc Santo Amaro

3/10

  • 9h às 13h | Oficina de Mediação Cultural | Oficineira: Aline Vila Real (MG) | Local: Sesc Piedade
  • 14h às 18h | Oficina de Dança/Improvisação/Criação) | Oficineira: Dudude Herrmann (MG) | Local: Cine Teatro Samuel Campelo

22 a 24/10 | 19h | O Corpo e suas Articulações Dançantes | Oficina com Airton Tenório (PE) | Local: UFPE

5 a 09/11 | 14 às 18h | Sesc Dramaturgias - Curso de Dramaturgia da atuação com Hugo Patrick Moss (RJ) | Sesc Pesqueira

6 a 08/11 | 14h às 18h I Oficina de Criação em Dança com Diogo Lins (PE) | Sesc Pesqueira

Parceria:

logo
logo
logo
logo
logo
logo

Serviço

Sesc Casa Amarela

Av. Prof. José dos Anjos, 1190, Casa Amarela, Recife – PE
Telefone: (81) 3267-4400

Sesc Piedade

Rua Goiana s/n, Piedade, Jaboatão dos Guararapes – PE
Telefone: (81) 3361-2275

Sesc Santa Rita

Rua Cais de Santa Rita,156, São José, Recife – PE
Telefone: (81) 3224-7577

Santo Amaro

Rua do Pombal, s/nº, Santo Amaro, Recife – PE
Telefone: (81) 3216-1713

Sesc Ler São Lourenço da Mata

Av. das Pêras, 56, Tiúma, São Lourenço da Mata – PE
Telefone: (81) 3525-9033

Sesc Pesqueira

Av. Luiz de Almeida Maciel, s/n, Baixa Grande, Pesqueira – PE
Telefone: (87) 3835-1164