No Dia Nacional da Caatinga (28/04), o Sesc Pernambuco oficializou, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, a adesão ao Programa Plantar Juntos do Governo de Pernambuco, através da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco – CPRH. Além disso, houve a criação do Jardim Botânico da Caatinga no Centro de Educação Ambiental (CEA Caatinga).
“O Sesc Pernambuco tem grande compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente, promovendo ações e firmando parcerias para o avanço da proteção ambiental. Assim, o trabalho ambiental realizado pelo Sesc Serra Talhada, será ampliado, possibilitando a atração de grupos de outras cidades, o turismo ecológico, com maior potencial de pesquisa e de conservação das espécies botânicas”, comemora o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto.
O programa visa recuperar áreas degradadas dos biomas Caatinga e Mata Atlântica por meio do plantio de espécies nativas. No evento, foram entregues 50 mudas de árvores para cultivo no CEA. O Jardim Botânico da Caatinga é o primeiro do bioma em Pernambuco e integra a Rede Brasileira de Jardins Botânicos, ampliando o potencial de pesquisa, educação e turismo ecológico na região.
Este passo, compreende uma ação estratégica importante em Educação Ambiental no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica entre Sesc e CPRH, firmado em junho de 2022.
O evento contou com a participação de instituições locais de ensino e pesquisa, sociedade civil e teve palestras, visita mediada ao CEA e suas trilhas, projetos de tecnologia social e Educação ambiental implantados no espaço.