A fim de promover novas experiências culturais e ampliar a visão de mundo da população, a rede de bibliotecas do Sesc realiza o projeto Olhares sobre a África, trazendo uma maneira lúdica de apresentar figuras históricas do continente africano. A exposição vai de 8 de agosto até 8 de setembro, funcionando de segunda à sexta, das 8h às 17h, nas unidades de Casa Amarela (Recife) e São Lourenço da Mata.
Personalidades como o ex-presidente Nelson Mandela e a escritora Chimamanda Ngozi Adichie são alguns dos destaques da experiência. Acompanhados de textos explicativos, pequenos monóculos fotográficos espalhados pelas bibliotecas trazem imagens das personalidades celebradas, são elas: Nelson Mandela, Wangari Maathai, Chinua Achebe, Wole Soyinka, Ellen Johnson Sirleaf, Desmond Tutu, Miriam Makeba, Kofi Annan, Thomas Sankara, Chimamanda Ngozi Adichie , Didier Drogba e Ngozi Okonjo-Iweala.
“Nosso objetivo principal é apresentar ao público figuras africanas de destaque, ampliando o repertório cultural de forma simples, acessível e significativa. Queremos despertar a curiosidade, promover reflexões e incentivar o olhar atento para outras referências de liderança, arte, saber e resistência”, destaca Rute Lima, bibliotecária no Sesc Casa Amarela.
Em São Lourenço da Mata, também haverá apresentação de jogos tradicionais africanos, como o Tsuru Yematutu, Shisima, Mancala, Yoté. “Trazemos essas intervenções para estimular o aprendizado sobre a rica história do continente, além de promover a inclusão e o respeito. Os jogos apresentados são mais uma ferramenta pedagógica nesse sentido, auxiliando no desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e motoras”, explica Thays Meirely, bibliotecária no Sesc Ler São Lourenço da Mata.







