Pinturas que brincam com as texturas e saltam da tela conversam sobre as relações com a terra e o brotar da vida
Pinturas que brotam da terra com folhas, frutos e raízes, trazendo vida para as telas. É assim que se pode descrever a exposição Entre Territórios e Suspensões, mais novo trabalho do artista plástico Anderson Sang que desembarca na galeria do Hotel Sesc Guadalupe, localizado em Sirinhaém, litoral sul do estado, de 11 de setembro a 15 de novembro.
São 40 obras de diferentes formatos, incluindo pinturas a óleo, vídeo arte e instalações construídas a partir de cocos ressecados e vidros reciclados. O espaço funcionará de terça a sábado, sempre das 8h às 17h, com entrada gratuita e possibilidade de agendamento para excursões.
Guto Barros, curador da exposição, descreve como entre práticas culturais periféricas e a relação direta com a terra, brota o sentido de ancestralidade e a força do brincar nos trabalhos reunidos. “A pipa — brincadeira favorita do artista — é aqui um símbolo conceitual. Não como imagem literal, mas como ideia: o fio tenso, o gesto coletivo, o voo livre como pedagogia do território e da liberdade.
Co-fundador do Science Studio, Anderson Sang iniciou sua carreira com o graffiti junto ao coletivo AEO. Traz no currículo passagens diversas, como o Salão Universitário do Sesc (2014), Instituto Moreira Salles (2020), foi indicado um dos 30 artistas emergentes brasileiros na Ginga (2021), além da exposição coletiva do ART.PE (2022 e 2023). Entre suas experiencias recentes, está o trabalho “lugar nenhum entre o mar e a gota”, que fez residência na galeria do Sesc Santo Amaro pelo Salão Único, em 2024.
“Entre Territórios e Suspensões é muito importante pra mim, pois será minha primeira exposição individual, com várias obras reunidas, trazendo muita pintura, porém com sobressaltos para além do chassi. Na exposição estou apresentando algumas séries de trabalhos, dentre eles: ‘Elogio ao lugar’, ‘Micro macro’, assim como outros que desenvolvi de 2023 até agora, nos quais a pintura é a prática de um lugar que nasce no chão”, compartilha Anderson Sang.
Serviço – Exposição Entre territórios e suspensões
Quando: de 11 de setembro a 15 de novembro
Visitação: de terça a sábado, das 8h às 17h
Entrada: gratuita
Agendamento p/ excursões: (81) 99724-1574
Endereço: Hotel Sesc Guadalupe – Lote 1, quadra 174 – Projeto Aver-o-mar Distrito, Sirinhaém – PE







