Em 2025, a seleção brasileira de ginástica rítmica conseguiu um feito inédito para o esporte nacional: conquistou duas medalhas no Mundial realizado no mês de agosto, no Rio de Janeiro. O resultado mostra a evolução da modalidade no país que tem atraído a atenção de muitas meninas. Em Garanhuns, por exemplo, alunas da Escola Sesc vêm treinando semanalmente para se tornarem grandes atletas no futuro.
E uma demonstração dos seus esforços poderá ser vista nos dias 25 e 26 de setembro, quando o Sesc Garanhuns realiza o Festival de Ginástica Rítmica e Dança. As apresentações serão no Teatro Reinaldo de Oliveira, no Centro Cultural Sesc, a partir das 19h. A entrada para o público será de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao programa de combate à fome Sesc Mesa Brasil.
Vão participar as alunas do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, em apresentações individuais e em grupos. E pela primeira vez, o Festival vai contar com a participação dos meninos, em apresentações de dança hip-hop. Na quinta (25), se apresentam os alunos das turmas da tarde. Já na sexta (26), será a vez dos alunos das turmas da manhã.
“Este ano, para que as nossas atletas pudessem brilhar no palco e se sentirem profissionais, fizemos a aquisição de materiais oficiais, como bolas, fitas e arcos, que são utilizados, inclusive, em cursos de iniciação à ginástica rítmica”, explica Heloise Manso, professora de esportes do Sesc Garanhuns.







