De 24 a 28 de setembro as cidades de Bodocó e Ouricuri, no Sertão do Araripe, recebem pela primeira vez, o Festival Entoadas. O evento realizado pelo Sesc Ler Bodocó tem a proposta de celebrar as manifestações culturais do Sertão pernambucano, dando destaque à tradição dos aboiadores, repentistas, poetas, forrozeiros e músicos populares da região. A iniciativa busca valorizar os saberes tradicionais, promover encontros e fortalecer a identidade cultural sertaneja.
A programação inclui oficinas formativas, rodas de conversa, cortejo de abertura com a Caminhada das Sanfonas da cidade de Exu, Feira Cultural e três noites de apresentações abertas ao público, reunindo artistas locais e promovendo uma imersão na cultura popular.
A abertura acontece nesta quarta-feira (24), às 10h, com uma roda de conversa no IF Sertão Ouricuri, para debater “A poética do aboio como estética cultural sertaneja”. A noite, a partir das 19h, a programação será no Sesc Ler, em Bodocó, com a oficina “Poder do Criar: a arte em madeira”. A programação completa está disponível no site www.sescpe.orgbr e nas redes sociais do Sesc Pernambuco @sescpe.
O evento é corealizado com o Festival Arte em Movimento promovido pela Secretaria de Cultura, Esportes, Juventude e Turismo de Bodocó, e com o Sebrae, responsável por reunir artesãos em uma Feira Cultural com como forma de incentivar a economia criativa local e dar visibilidade aos saberes tradicionais ligados ao artesanato da região.







