Nesta quarta-feira (1º/10), o mundo comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa, com ações que visam conscientizar a sociedade sobre os direitos e deveres do público 60+. No Brasil, também é celebrado o Dia Nacional da Pessoa Idosa. Em Caruaru, o Sesc promove atividades no Teatro Rui Limeira Rosal, durante todo o dia.
A unidade está engajada no “IV Seminário Semeando Sensibilidade, Colhendo Sabedoria”, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece das 8h às 12h, que terá como tema central “A Violência Financeira e Patrimonial contra a Pessoa Idosa”. A inscrição é feita pelo link https://forms.gle/HohJgaq3d69HbEMZ6.
À tarde, a partir das 14h, a geriatra Karla Núbia Borges apresenta uma palestra que terá como tema “Envelhecimento Ativo e Saudável”, com informações que têm como objetivo orientar o público aos cuidados com a saúde física e mental, a importância dos exercícios físicos para o organismo e de atividades que trabalham o cognitivo.
“O trabalho social que o Sesc desenvolve com as pessoas que estão na faixa etária acima dos 60 anos busca a valorização e a inclusão do cidadão idoso na sociedade, contribuindo para a sua socialização, elevação da autoestima, reconstrução da autoimagem e da autonomia”, explica Katianny Torres, assistente social do Sesc Caruaru.
A data – O Dia Internacional da Pessoa Idosa, foi instituído em 1990, por meio de uma resolução da ONU, a Organização das Nações Unidas. No Brasil, o Dia Nacional da Pessoa Idosa é celebrado desde a promulgação da Lei 10.741/2003, que criou o Estatuto da Pessoa Idosa, legislação que assegura direitos como atendimento prioritário e individualizado em serviços públicos ou privados, na formulação e execução de políticas sociais, no recebimento da restituição do Imposto de Renda e na tramitação de processos na Justiça.







