Lançamentos, debates, contação de histórias e performances movimentam o stand do BiblioSesc de 3 a 12 de outubro
O Centro de Convenções de Pernambuco sediará a décima quinta edição Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, evento já tradicional e central para quem vive o mundo literário no estado. O Sesc Pernambuco estará presente durante os dias de programação, de 3 a 12 de outubro, levando mais de 30 atividades, entre debates, lançamentos de livros, performances de poesia e contação de histórias.
“A literatura é um dos grandes campos de atuação do Sesc Pernambuco. Nossa rede de bibliotecas e as unidades móveis do BiblioSesc estão presentes por todo o estado, incentivando o hábito da leitura e promovendo a circulação dos talentos literários nacionais e é nessa sintonia que construímos nossa programação para a Bienal”, destaca Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Pernambuco.
A agenda tem início nesta sexta-feira (3) com performance de Poesia Visual com Tacio Russo, às 15h, e às 18h o stand do Sesc sedia o Seis e Verso, um palco dedicado à poesia, ao slam, o cordel e outras vertentes da oralidade, com performances sempre às 18h, e que no primeiro dia da operação recebe Phillipe Wolney.
No sábado (4), a partir das 13h30 tem a performance “Trilogia Miau: Passado, Presente e Futuro” do Grupo Pé de Vento, do Sesc Arcoverde. Logo depois, às 16h, o circuito de vencedores do Prêmio Sesc de Literatura traz os escritores Ricardo Maurício e Patrícia Lima para um debate com mediação de Cleyton Cabral. Na sequência, mais um bloco do “Seis e Verso” com Phillipe Wolney, às 18h, e apresentação musical de Gabi da Pele Preta, às 20h.
O primeiro domingo da Bienal, dia 5, começa às 11h com contação de histórias para a criançada com Roma Júlia, seguida de mais uma apresentação da “Trilogia Miau: Passado, Presente e Futuro”, sessão de autógrafos com a escritora Socorro Aciolly e declamação de versos com Iyadirê Zidanes. No Palco Sesc Além das Letras, os afoxés do grupo Edún Àrá Sangô embalam a noite a partir das 20h.
Na segunda-feira (6), tem mais contação de histórias com Carminha Morais, às 10h30 no Stand Sesc PE. Onde também acontece a palestra “Cidadania que se lê: práticas e mediações em diferentes”, a partir das 15h, com participação de Adriana Dutra e Lucila Soares, do Departamento Nacional do Sesc, juntas de Laercio Souza, do Sesc Piedade.
Carminha Morais inicia a agenda da terça-feira (7) com contação de histórias, às 10h30. O dia também será marcado pelo lançamento do livro “O São José de Solano Trindade”, de Inaldete
Pinheiro, escritora, professora e fundadora do movimento negro em Pernambuco. O lançamento será às 16h e contará com mediação de Márcia Rodrigues. Na sequência, Odailta Alves apresenta seus versos às 18h no momento Seis e Verso. A música fica por conta do Rimas Inc – Beats e Versos que se apresenta às 20h.
A quarta-feira (8) tem mais contação de histórias com Carminha Morais, às 10h30 e declamação às 18h no Seis e Verso, com Luciene Nascimento. Na quinta-feira (9), o stand do BiblioSesc na Bienal sedia uma roda de conversa com Pedro Vinicio, às 14h, e mais uma sessão do Seis e Verso com Luciene Nascimento, às 18h.
A sexta-feira (10) no Palco Sesc Além das Letras começa com o Mamulengo Novo Milênio, do Mestre Miro dos Bonecos, em apresentação às 14h. Na sequência, às 16h, a jornalista e diretora de Programas Sociais do Sesc PE, Paula Lourenço, lança o livro “Da pisada do barro ao streaming”, resultado de sua pesquisa de mestrado sobre o samba de coco de Arcoverde como indústria criativa para o desenvolvimento do território. O momento contará com mediação de Rita Marize, gerente regional de Cultura do Sesc Pernambuco. Na sequência tem Seis e Verso, às 18h, com Arteiro Poeta, e mais lançamento de livros a partir das 19h30, com mediação de Pedro Rodrigues: Adrião da Silva Mendes, Aldeny José Cardoso dos Santos e Helen Carmem Lucena da Silva assinam “Dialogicidades: Experiências, Afetos e Inteligências” e Izabel Concessa lança “Armia Escobar Duarte: uma vida para mudar o mundo”.
Roma Júlia inicia a programação do sábado (11) levando histórias e contos para a criançada, às 10h30. Logo depois, o encontro do Clube de Leituras Sesc agita o stand do BiblioSesc às 11h, com mediação de Cristiane Menezes. No começo da tarde, às 13h30, a atenção se volta para a roda de conversa “#BookMeet: o Rolê dos Creators”, com presença de Tiago Valente. Tem ainda o espetáculo infantil Tatu-do-Bem, às 16h, com o Grupo de Teatro Catalumari e os Giguiotes, e às 18h, no Seis e Verso, tem Yalle Feitosa, que também leva contação de histórias para bebês nos dias 11 e 12, às 11h, no BiblioSesc.
O último dia desta edição, no domingo (12), será marcado pelo lançamento da Revista Palavra – Literatura Contemporânea em Revista, com Cida Pedrosa e Ezter Liu e mediação de Adalberto Trajano, às 14h. Tem ainda celebração à cultura popular para crianças, com o Cavalo Marinho Estrela Brilhante Mirim, a partir das 16h, e encerra com declamação de versos às 18h, com Susana Morais, no Seis e Verso.
Social – Para ter acesso à programação da Bienal, o público pode optar pelo ingresso social. Por ele, a entrada custa R$ 20, sendo necessária a doação de um quilo de alimento não perecível na hora. O volume arrecadado com a ação será destinado ao programa Sesc Mesa Brasil, que vai destinar as doações a instituições sociais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social em Pernambuco.







