Ocupando espaços do bairro do Recife, a programação do Sesc para o maior festival gratuito de inovação e tecnologia conta com mais de 30 atividades para todos os públicos
O Sesc PE chega para mais uma edição do REC’n’Play com uma programação para todas as idades. As atividades acontecerão dos dias 15 a 18 de outubro, com shows, ações de saúde, rodas de conversa, oficinas e muito mais. A programação completa, que está sujeita a alterações, está disponível no site recnplay.pe.
“O REC’n’Play é fundamental pela potência que tem, pela capacidade de gerar conteúdos, fomentar conhecimento e possibilitar o acesso de todas as pessoas. Estar novamente nessa iniciativa é reafirmar nosso compromisso com esses valores e crescer coletivamente”, avalia Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE.
Com início no dia 15, a mesa redonda “Conectando pessoas ao “movimento certo”: A revolução da IA na atividade física”, prevista para iniciar às 13h30 no TI Saúde irá trazer pesquisadores da área do exercício físico para discutir sobre como a inteligência artificial contribui para a ampliação do acesso a essas atividades e os limites desse uso. Já a roda de conversa “Os Jetsons estavam certos? Um mergulho no futuro que já chegou” vai explorar o campo das inovações tecnológicas, sejam aquelas que ainda não chegaram, mas principalmente as que já contribuem para a praticidade, bem-estar e inclusão do dia a dia. A roda de conversa está prevista para acontecer na Galeria da Livraria Jaqueira a partir das 14h15.
Ainda no primeiro dia de REC’n’Play, o Palco Sesc, localizado na Praça do Arsenal, será tomado de atividades interativas como Just Dance, das 14h às 15h, jogos que unem tecnologias retrô com as grandes inovações, das 14h às 18h, além de totó humano, futebol gigante e mesa de pebolim, acontecendo simultaneamente. O Palco Sesc também contará com Futebolha e Oficina de Bolhas de Sabão a partir das 15h seguidas de jogos clássicos em formato gigante a partir das 16h. Finalizando o primeiro dia com muita música, o Sesc PE e REC’n’Play trazem o Lucio Maia Trio, novo projeto musical de Lucio Maia, fundador da banda Nação Zumbi, com início às 19h30.
Na quinta (16), as atividades recreativas do Palco Sesc se manterão concentradas na Praça do Arsenal. A programação inspirada na cultura asiática acontecerá a partir das 14h com desafios recreativos. O intuito é trazer um pedaço dos festivais tradicionais orientais para o REC’n’Play. O dia também contará com Just Dance às 15h e apresentações de grupos de K-pop às 16h.
A partir das 18h30 da quinta-feira, o Palco Sesc promove diversas apresentações culturais e musicais. Com início da Turma de Palhaços Periquitos do Zumbi, ícones do carnaval da Região Metropolitana do Recife, eles trazem os sons das castanholas, as máscaras e sua grande tradição para o festival. Logo após a banda Abulidu traz a cultura afro-pernambucana para o centro do palco, com sua mistura de ritmos que valoriza os corpos negros. Às 20h40, Gabi do Carmo celebra as rodas de samba e a representatividade da mulher preta com sua música de origem ancestral. Além de todas essas apresentações, a banda Ticuqueiros fecha a noite com as tradições da Zona da Mata de Pernambuco, com a valorização dos trabalhadores rurais através da música.
No dia 17, sexta-feira, a Sala Maker da ETE Porto Digital receberá a oficina “Sistema de aquaponia e projetos sustentáveis para reuso de água”, com a montagem de um mini sistema relacionando com a reutilização hídrica e a sustentabilidade, a atividade se inicia às 10h. Na parte da tarde, o Palco Sesc inicia às 14h com um circuito recreativo que irá desafiar a coordenação motora, o trabalho em grupo e outros aspectos cognitivos. A Balada das Cores, às 16h30, irá misturar música com pó colorido, levando ainda mais diversão e socialização ao público.
Também na sexta, a Praça do Arsenal será palco para o Maracatu Sol Brilhante trazendo um dos ritmos mais marcantes do estado, valorizando a simbologia da tradição e da cultura popular, às 18h30. Seguindo as apresentações, Leo da Bodega convida Rico du Janga para uma celebração do rap pernambucano unindo tradição ao contemporâneo e engajamento a causas sociais. Às 20h40, Nega do Babado sobe no Palco Sesc com seu estilo único de produzir brega com suas raízes na periferia e a força da mulher preta de Pernambuco. E às 22h20, Walter de Afogados traz a essência do brega.
No último dia de REC’n’Play, o sábado (18), será repleto de atividades para toda a família. Na Rua da Guia, o Sesc PE irá promover ações de orientação de saúde bucal e nutricional, além de massoterapia das 9h às 15h. No Palco Sesc, a programação se inicia também às 9h com atividades recreativas que incentivam a participação das crianças com seus responsáveis e brinquedos infláveis. Às 10h, tem ainda competição de Pokémon Go e banho de espuma. Para finalizar a programação, a Banda Ludicanto agita o Palco Sesc, das 11h às 12h, misturando cantigas infantis e clássicos do rock num show para toda a família.







