Projeto, assinado pelo Selo Sesc de Pernambuco, conta com direção musical de Maciel Salú e a participação dos grupos Raízes de Arcoverde, Irmãs Lopes, Quebra Coco Aliança, Trupé de Arcoverde, Erêmin, Fulô do Barro e Pisada Segura. Lançamento acontece na quinta-feira (6/11)
Um projeto construído a várias mãos e atravessado por diversas histórias vem fortalecer a cultura do Samba de Coco em Pernambuco. É essa a tônica do lançamento, com show, do álbum “Na Batida do Surdo e no Balanço do Ganzá”, nesta quinta-feira (6/11), às 20h, durante o 5º Festival de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos do Nordeste, no Sesc Arcoverde.
A produção é uma realização do Selo Sesc Pernambuco, negócio social do Centro de Difusão e Realizações Musicais (CDRM) do Sesc Casa Amarela. Com sete faixas inéditas, a obra tem direção musical do produtor e compositor Maciel Salú e foi desenvolvida de forma coletiva com a participação de grupos tradicionais e protagonistas no fomento do samba de coco. Estão no projeto os grupos Raízes de Arcoverde, Irmãs Lopes, Quebra Coco Aliança, Trupé de Arcoverde, Erêmin, Fulô do Barro e Pisada Segura.
“É um projeto que marca não apenas o lançamento da produção ao mercado. Ele representa um marco para a economia criativa, que respeita e valoriza a cultura e valores locais e permite aos fazedores potencializarem sua vocação e atuação. É ainda mais especial quando apresentamos na cidade, explica Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc Senac PE. O Festival, além de receber o lançamento, contará com apresentações e participação de grupos de Coco em cortejos em outras atividades.
O desenvolvimento do projeto teve início em 2024. Desde então, os grupos participaram de encontros, ensaios, apresentaram composições inéditas para as gravações, que aconteceram nos meses de março e abril deste ano em Arcoverde. Após isso, o álbum passou pelo processo de finalização e escuta, e estará liberado nas principais plataformas de música a partir do lançamento.
Selo Sesc PE – Surge com o objetivo de ampliar o protagonismo do Sesc PE na produção musical, direcionando a sua atuação para fomento, profissionalização e estímulo à cadeia produtiva e de difusão no mercado fonográfico estadual, tudo isso sob a chancela do Sesc Casa Amarela (Recife-PE), por meio do Centro de Difusão e Realizações Musicais (CDRM). Agora, com o Selo em pleno funcionamento, o Sesc vocaciona a estrutura e capacidade técnica para uma iniciativa de negócio social. Com isso, vai atuar também nas etapas de pré e pós-produção, além de ser parceiro de artistas na distribuição digital, estratégia e posicionamento de marketing, gravação, edição, reuniões de planejamento e orientação, produção de shows de lançamento e calendário de formações direcionadas a negócios criativos, entre outras etapas técnicas da produção musical.







