O Dia Nacional da Consciência Negra é a data que traz à sociedade a importância de refletir sobre a situação da população negra no país. E neste 20 de novembro, o Sesc Ler Buíque promove uma ação que tem como objetivo valorizar as narrativas e trajetórias das pessoas negras do município e de comunidades quilombolas da região. É o projeto “Território de Histórias”, que será realizado na unidade, das 9h às 11h, e terá a participação da Mestra Mariquinha, do Samba de Coco de Tupanatinga, e a influenciadora digital Yaritza Andrêina.
Com entrada gratuita, o público terá a oportunidade de conhecer um pouco da história da Mestra Mariquinha, considerada a guardiã do Samba de Coco da cidade de Tupanatinga, no Agreste pernambucano, reconhecida, em 2025, como Patrimônio Vivo do Estado, e de Yaritza Andrêina, que utiliza as redes sociais como instrumento de divulgação da energia e protagonismo da juventude negra, além de afirmar identidades e inspirar novas perspectivas. O projeto terá ainda a apresentação do grupo Viver Capoeira de Buíque.
“Esta atividade idealizada pelo Laboratório de Autoria Literária Cyl Galindo vem promover um encontro entre gerações, reunindo personalidades que representam diferentes tempos e vivências da história negra local e um debate no qual faremos uma reflexão sobre memória, ancestralidade e futuro, mostrando como o diálogo entre passado e presente podem fortalecer o caminho para uma sociedade mais consciente, plural e afirmativa”, afirma Wellington Martins, professor de Artes do Sesc Ler Buíque.







