Depois de oito meses de estudos sobre envelhecimento, saúde, bem-estar, qualidade de vida, educação financeira e letramento digital, a primeira turma da Universidade 50+ do Sesc Caruaru está concluindo o programa. A formatura dos 21 alunos e alunas, que têm idades acima dos 50 anos, será nesta quinta-feira (04/12), às 14h, no Teatro Rui Limeira Rosal.
O curso foi dividido em quatro módulos que abordaram políticas públicas e direitos das pessoas idosas, questões relacionadas ao envelhecimento saudável e o bem-estar físico e mental, conhecimentos financeiros e letramento digital para uma gestão equilibrada e consciente dos recursos ao longo da vida, com foco no envelhecimento.
“A Universidade 50+ tem o propósito de fortalecer o protagonismo e a autonomia da pessoa idosa, promovendo espaços de qualificação, convivência e inclusão social. Para nós, esta será a celebração de uma trajetória de aprendizados, descobertas e superação”, afirma Conceição de Paulo, gerente do Sesc Caruaru.
O orador da turma será o radialista e professor Uaci Edvaldo Matias Silva, de 77 anos, que é natural de Água Preta, Mata Sul do estado e cidadão honorífico de Caruaru. Em julho deste ano, ele se tornou imortal da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras, assumindo a cadeira nº 23, que tem como patrono o Cônego Sebastião Rodrigues.
Para a realização do curso, em Caruaru, o Sesc contou com a parceria da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Universidade de Pernambuco (UPE), Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Projeto Educa Caracol e Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, cuja atuação conjunta contribuiu para tornar esta iniciativa uma realidade transformadora.







