A educação inclusiva no Brasil tem enfrentado uma série de obstáculos como a falta de recursos e uma formação profissional adequada. Pensando em discutir o tema e aprofundar ideias, o Sesc Pernambuco, em parceria com o Departamento Nacional do Sesc, vai realizar, nos dias 17 e 18 de dezembro, o II Webinário de Educação Inclusiva. As inscrições já estão abertas no site https://eventos.sescpe.com.br/webinarioeducacaoinclusiva/.
Com o tema “Conectando Diferenças”, a ação 100% online tem como objetivo contribuir para a produção e a socialização de práticas pedagógicas inclusivas, sob a perspectiva do direito à educação e da formação integral dos estudantes, em articulação com políticas públicas e pesquisas na área da inclusão. Podem participar professores, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais em Educação e todas as pessoas interessadas no assunto.
“A Educação Inclusiva é um compromisso permanente do Sesc. Nossas escolas reafirmam e ampliam esse propósito ao investir na construção de processos educacionais que valorizam o diálogo, o respeito às diferenças e a justiça. Seguimos acreditando que uma educação de qualidade só é possível quando é, de fato, para todos”, ressalta Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.
Na quarta (17), às 14h40, a conferência de abertura será sobre “Educação Antirracista e as relações Étnico-raciais”, com a professora, escritora e palestrante Bárbara Carine (BA). A mediação será realizada por Juliana Santos (RJ), analista de Educação do Departamento Nacional do Sesc. Às 16h, o pedagogo e comunicador social Alexandre Bortolini (RJ) e Emanuely Arco Íris da Silva (PE), pedagoga, mestra em Educação Contemporânea e gerente do Sesc Ler Belo Jardim, apresentam o tema “Relações de Gênero: Diversidade e Educação”.
Na quinta-feira (18), às 14h40, o tema “Educação dos Povos Indígenas” será abordado em diálogo pela escritora, geógrafa e doutora em Linguística Márcia Kambeba (AM), com Daniel Munduruku (PA), escritor, professor e ativista indígena brasileiro. Às 16h, a conferência de encerramento “Educação Inclusiva” será com Aline Castro (MG), cientista e especialista em políticas públicas, reconhecida como defensora dos direitos das pessoas com deficiência. A mediação é de Rodrigo Peixoto, especialista em Educação na Gerência de Educação do Departamento Nacional do Sesc.
As inscrições custam R$ 50. Trabalhadores do comércio e seus dependentes, com a Credencial Sesc atualizada, pagam R$ 25. Esta é a mesma taxa para estudantes de graduação e/ou pós-graduação e pessoas com idades acima dos 60 anos. Para profissionais de Educação do Sesc, a inscrição é gratuita.







