O teatro Capiba do Sesc Casa Amarela realiza neste mês de outubro a Mostra Nova Cena, com a apresentação de três espetáculos teatrais de companhias pernambucanas. Quem abre a temporada é a peça Entre Muros, que vai ser encenada nesta sexta-feira (10) e sábado (11), pela Cia de Teatro Zé do Pinho. O espetáculo é baseado nas obras da escritora paulista Hilda Hilst e relata momentos em que o país foi governado pelos militares após o AI -5, Ato Institucional que instaurou uma ditadura de quase 20 anos no Brasil. A direção é de Hypolito Patzdorf e Ivanildo Carvalho.
Nos dias 17 e 18, a Mostra Nova Cena leva ao palco do Teatro Capiba o espetáculo Quando o Sol vem à Janela. Com texto e direção de Luiz Navarro, o espetáculo conta a história de Guida – uma mulher portadora do Mal de Alzheimer – doença que levou de sua vida os sonhos e as esperanças, mas revelou que amar é possível em todas as circunstâncias. Isso porque, em meio ao sofrimento, ela conhece Amélia, pessoa em quem encontra a força para continuar lutando, mantendo a consciência, a fé e o desejo. No elenco, Evânia Copino e Nice Albano.
O último espetáculo a ser apresentado na Mostra será o Represas, interpretado pela Cia Repertório de Teatro, formada por alunos de teatro do Sesc Casa Amarela. A história da peça retrata o momento de ditadura militar no Brasil, mostrando suas implicações na vida social e política de uma geração. No espetáculo, dois jovens, Augusto e Irene, vivem um grande amor, embora façam parte de realidades e possuam perspectivas bem diferentes. Ela, estudante, que luta pelos seus direitos movida pelo sonho da revolução e pelo desejo de liberdade, enquanto ele segue a tradição familiar de militares. Mas as diferenças, ao contrário, não os separam, e sim, os unem, fatalmente. O texto é da Cia Repertório e a direção da peça é de Evânia Copino.
Todas as apresentações acontecem a partir das 20h e o valor dos ingressos é R$ 5, para comerciários e dependentes e R$ 10 para o público em geral.