As unidades do Sesc em Caruaru, Garanhuns, Bodocó e Triunfo abrem as portas para as exposições que se apresentam durante todo o mês de agosto. Com entrada gratuita, os espaços oferecem ao público um rico acervo de obras e peças de artistas plásticos dos mais diferentes contextos históricos e culturais do país.
Em Caruaru, o artista plástico, Marcus Firmo, apresenta Explosão Tensionada, de 1º a 29 de agosto, na Galeria de Artes da unidade. As obras são legados do universo interno do artista que se expandem para fora em uma “explosão tensionada”, do qual a arte toma partido em sua expressividade. A visitação acontece de segunda a sexta, das 9h às 21h.
A Exposição Afro Artes Memórias e Máscaras, com obras de Moacir da Silva, está em cartaz na unidade do Sesc Ler Bodocó, de 1º a 29 de agosto, sempre das 8h às 21h. A pintura de Moacir da Silva é uma expressão original das artes afro-descendentes do Brasil. A consistência da obra artística desse pintor está na leitura da memória urbana da população negra das diversas cidades brasileiras e na reprodução inventiva das máscaras africanas.
Já na unidade do Sesc Garanhuns, a curadoria de Célio Pontes e Fernando Augusto expõeFigurações: A Vida e o Sagrado. Com aproximadamente 350 peças de arte figurativa em madeira, argila e materiais diversos, as obras propõem despertar reflexões sobre a diversidade cultural, traduzida na relação: Homem-Natureza-Religião. A mostra consiste em um recorte da expressiva coleção de recordações de viagens do Prof. Josevaldo Araújo de Melo, acervo doado ao Sesc Pernambuco. A exposição acontece de 1º a 30 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 21h, e no sábado, das 9h às 13h.
A Fabrica de Criação Popular, em Triunfo, recebe a Exposição Agreste Encantado, de 1º agosto a 5 de setembro. Os trabalhos são fruto das produções da Liga de Barro das mulheres agricultoras do Sítio Rodrigues, em Belo Jardim, cujo contato com a matéria-prima se deu na infância, a partir da confecção de seus brinquedos. A exposição funcionará de segunda a sexta, das 8h às 22h.