Prevenir ou identificar o mais rápido possível doenças é primordial para o restabelecimento e manutenção do bem-estar do organismo. É essa uma das premissas do Projeto Colmeia – Feira de Saúde e Cidadania, que chega pela primeira vez a São Lourenço da Mata. Já realizada pelo Sesc em outras cidades, a iniciativa vai oferecer, amanhã (9), serviços de saúde e sociais gratuitamente aos moradores. A ação acontece das 8h às 15h, no centro da cidade, com expectativa de realizar quatro mil atendimentos.
Na área de saúde, será possível realizar o teste de Hepatite B e C, exames oftalmológicos e consultas com clinico geral. Para os testes de visão, serão disponibilizadas 40 fichas de atendimentos. Além disso, o público pode receber orientações sobre saúde bucal, DST/HIV/AIDS, participar de distribuição de preservativos, de avaliação física e nutricional. O Hemope também estará presente compartilhando informações e captando doadores de sangue.
Já nos serviços de cidadania, haverá a emissão da Carteira de Identidade e do Idoso. O público pode receber informações sobre os benefícios previdenciários, orientações sobre o Programa Bolsa Família e das atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS). A Celpe participa com orientação e emissão da segunda via de faturas e parcelamento e do cadastro de baixa renda.
Orientações jurídicas e corte de cabelo também estão na lista de serviços que serão ofertados. A programação conta com oficina sobre aproveitamento integral de alimentos e palestra sobre segurança alimentar.