De 21 a 23 de maio, o Sesc traz para Petrolina a 2ª Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema “Nueva Mirada”, voltada para a infância e juventude. As exibições são gratuitas e ocorrerão no Cineteatro CEU das Águas, sempre às 17h, no bairro Rio Corrente. A Mostra Itinerante é resultado de uma parceria entre o Departamento Nacional do Sesc e da associação civil sem fins lucrativos Nueva Mirada. Em Petrolina, a iniciativa tem o apoio da Prefeitura Municipal.
A programação conta com curtas e longas-metragens que estão fora dos circuitos comerciais de TV e cinema e que priorizam a diversidade cultural e o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Na terça-feira (21/5), ocorre a abertura com a exibição de oito animações de diversos países. Entre elas, estão “Ormie, o porquinho”, dirigida por Rob Silvestri (Canadá); “Rodas, Band-Aids e Pirulitos”, de Maria Medel (Espanha); e “A Aula de Natação”, de Danny de Vent (Bélgica).
No dia seguinte, o público poderá conferir mais nove curtas, entre eles “O relógio de areia”, de Pierre Schwarz (França); “A campainha”, de Dustin Rees (Suíça); e “Sou Redondo”, de Mario Adamson (Suécia). Na quinta-feira (23/5), a programação será encerrada com o longa “O Galo de São Victor”, dirigido por Pierre Greco (Canadá). A animação conta a história do prefeito de São Victor, que se orgulha da ordem e do dinamismo econômico da cidade, atribuído ao seu mascote, um galo que desperta todos os aldeões às quatro horas da manhã com precisão.
Nueva Mirada – é uma associação civil sem fins lucrativos, especializada em cultura, indústria cultural e comunicação, declarada de interesse cultural e educativo nacional pelo governo da Argentina. É membro da Aliança Global para a Diversidade Cultural e da Unesco e do Centro Internacional de Cinema para a Infância e a Juventude (Cifej). O objetivo da Nueva Mirada é contribuir para o desenvolvimento cultural e educativo de crianças, adolescentes e jovens, mediante a capacitação audiovisual em matéria de novas tecnologias de informação e comunicação, de formação de valores, promoção de direitos, conhecimento e compreensão da diversidade cultural.
Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos.
Programação:
Dia 21
“Ormie, o porquinho”, dirigida por Rob Silvestri (Canadá)
“Rodas, Band-Aids e Pirulitos”, de Maria Medel (Espanha)
“A Aula de Natação”, de Danny de Vent (Bélgica)
“Lumi”, de Martin Piana (Argentina)
“Kostya”, de Anton Dyakov (Rússia)
“Grande Prêmio”, de Marc Ribas e Anna Solanas (Espanha)
“O Príncipe Rato”, de Albert Radl (Alemanha)
“Corrida”, de Jãnis Cimermanis (Letônia).
Dia 22
“O relógio de areia”, de Pierre Schwarz (França)
“A campainha”, de Dustin Rees (Suíça)
“Sou Redondo”, de Mario Adamson (Suécia)
“Sinfonia monstruosa”, de Kiana Naghshineh (Alemanha)
“Rising Hope”, de Milen Vitanov (Alemanha)
“O Caçador de Frangos”, de Pascale Hecquet (Bélgica)
“Lágrimas de um Palhaço”, de Claudio Sá (Portugal)
“Sinalizador”, de Adrian Flückiger (Suíça)
“Tarde ou Cedo, de Jadwiga Kowalska (Suíça).
Dia 23
“O Galo de São Victor”, dirigido por Pierre Greco (Canadá)
Serviço – Mostra “Nueva Mirada”
Local: Cineteatro do CEU das Águas, Endereço: Rua do Tamarindo, s/n
De 21 a 23 de maio, às 17h
Entrada gratuita
Informações: (87) 3866-7454
Texto: Dupla Comunicação