O Banco de Alimentos do Sesc Pernambuco vai promover no Centro de Convenções de Pernambuco a Arena Gastronômica entre os dias 24 e 26 de setembro. A atividade vai acontecer durante a 14ª edição da Super Mix, a maior feira do Norte e Nordeste voltada para atacadistas e supermercadistas.
“A feira nos dá visibilidade e nos permite chegar mais perto dessa cadeia de suprimentos tão fundamental para o nosso trabalho”, explica a gerente do Banco de Alimentos, Isolda Braga. O Banco de Alimentos integra o Mesa Brasil, um programa nacional do Sesc que tem o objetivo de minimizar a vulnerabilidade nutricional e a desigualdade social. Em Pernambuco, por meio de unidades no Recife, em Arcoverde, Caruaru, Garanhuns e Petrolina, intermedia doações de alimentos e itens de higiene e limpeza para mais de 370 instituições sociais.
Nesta edição da Super Mix, o Banco vai ampliar sua atuação. Além de apresentar o trabalho desenvolvido desde sua fundação, em 2002, vai oferecer quatro oficinas abertas ao público. Serão duas por noite, às 18h e 20h, e elas serão ministradas por chefes e gastrônomos locais. “Elas têm em comum a essência do aproveitamento integral e alimentação saudável”, explica Isolda.
Na terça-feira (24,09), o gastrônomo social e fundador da ONG Comunidade Pequenos Profetas, Demétrius Demétrio vai apresentar receitas nos dois horários com o tema “Gastronomia social”. Ele vai preparar carne de sol de bode, farofa de jerimum, salada nordestina e suco refrescante. No dia seguinte (25/09), com o tema “Comida afetiva”, Caio Fernandes, chef e proprietário do Dom Sain Cozinha Saudável e Afetiva, vai elaborar um penne ao mediterrâneo. Às 20h, a personal chef estará à frente da “Gastronomia vegana funcional” e vai apresentar hamburguer utilizando a casca de banana em substituição à proteína animal.
Na quinta-feira (26/09), último dia da Super Mix, a chefe e consultora proprietária do Lephant Gourmet, vai produzir duas receitas com o mote “Aproveitamento integral dos alimentos”. A partir das 18h, ela vai explicar o passo a passo da produção de brigadeiro caramelizado de casca de abacaxi com coco e outra de camarão envelopado com casca de cenoura e talos de coentro.
Balanço – O Banco de Alimentos participa desde a primeira edição da Super Mix. Durante essa trajetória, apresentou a atuação do programa com o objetivo de sensibilizar e aproximar doadores das mais de 130 mil pessoas beneficiadas anualmente em Pernambuco. No ano passado, nos dias de evento, foram arrecadados aproximadamente 1,3 mil quilos de itens, de alimentos a itens de higiene, que foram distribuídos com quatro instituições parceiras na coleta e com as demais cadastradas no Banco.
Banco de Alimentos – A atuação da instituição acontece através de doações de empresas ou pessoas físicas. São recebidos vários gêneros de produtos entre alimentícios não perecível, carnes e frios, produtos lácteos, de limpeza e higiene, brinquedos e utensílios. As coletas são realizadas em 11 veículos e vão para uma das cinco centrais de estocagem e distribuição, que funcionam em conjunto. De lá, seguem para creches, abrigos, hospitais, centros de reabilitação e igrejas, que também recebem acompanhamento, palestras e treinamentos da equipe do Banco.
Serviço – Arena Gastronômica na Super Mix
Dias: 24 a 26 de setembro
Horário: 18h e 20h
Texto: Dupla Comunicação