Realizado pelo Sesc, projeto desembarca com programação gratuita de shows em Santo Amaro
O mês de novembro será de muita música no Sesc Santo Amaro, com a chegada da 16ª Mostra de Música Leão do Norte, projeto que vai agitar a unidade com oficinas, roda de conversa e espetáculos para todos os públicos, dedicados à música autoral de Pernambuco. As formações acontecem de 11 a 27 de novembro e têm entrada gratuita. Já o acesso aos shows ocorrerá mediante doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Sesc Mesa Brasil.
“A Leão do Norte tem um perfil muito ligado ao frescor das experimentações musicais sem perder de foco a ligação com as ancestralidades do território. Chegamos à décima sexta edição aqui em Santo Amaro, com expectativa de movimentar cerca de 700 pessoas em uma série de encontros com a nova música pernambucana.”, Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE.
A Mostra traz uma agenda de formações até o dia 27 de novembro. O público terá encontro marcado todas as segundas e quartas, das 14h às 17h, para uma imersão na música instrumental por meio da oficina de percussão ministrada por Thúlio Xambá, do Grupo Bongar. Para participar, os interessados podem se inscrever diretamente no Sesc Santo Amaro.
Thúlio se juntará ao cantor e compositor Pochyua Andrade e à cordelista e contadora de histórias Mari Bigio para uma roda de conversa sobre criação e produção musical para a infância. O encontro será no dia 24, a partir das 16h, na unidade, com entrada franca.
Shows – A agenda de shows da Mostra vai acontecer no Teatro Marco Camarotti e terá ingressos solidários. Para garantir o acesso, é necessário levar 1kg de alimento não perecível. A noite de abertura será no dia 21, com o trio Na Ponta da Agulha e Tonfil em dueto com Anaíra Mahim. Na sexta-feira (22), será a vez de Forró dos Caetés, Carlos Filho e Felipe Costta, enquanto no sábado vão subir ao palco Eletroancestral, Okado do Canal e Thúlio do Xambá. Nesses dias, a programação terá início às 19h30 e contará com performance poética de Camila Mendes durante os intervalos dos shows. O domingo (24) marca o encerramento desta edição, com atividades culturais iniciando às 16h e o espetáculo infantil Raízes Históricas: Contos das nossas famílias, apresentado pela contadora de histórias Roma Júlia.
Feira Criativa – cerca de 10 expositores vão marcar presença nos dias de show, de 21 a 24 de novembro, comercializando decorações, artesanatos, acessórios, antepastos artesanais entre outros produtos.