Realizado pelo Sesc, projeto desembarca no centro da capital pernambucana com oficina de criação literária e performance de celebração das tradições orais
Formar novos leitores e promover a circulação dos talentos da literatura brasileira são algumas das missões do Arte da Palavra, projeto de itinerância literária realizada pelo Sesc, que desembarca na capital pernambucana com agenda gratuita nos dias 13, 14 e 28 de maio, trazendo a paulista Jô Freitas e a alagoana Linete Matias.
“É importante que o acesso à leitura seja facilitado, engajando a população na construção desse hábito em suas mais variadas formas. O Arte da Palavra é uma reafirmação do compromisso que o Sesc tem com a valorização da literatura nacional e a formação de leitores”, argumenta Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Pernambuco.
A agenda começa com uma oportunidade de aprimorar a escrita e ampliar a consciência corporal e vocal. Jô Freitas, autora do livro “Goela Seca” (2023) e que já circulou pelo Equador, Peru e África do Sul com outros projetos literários, conduz oficina de “Escrita criativa em cenopoesia/Spoken word”, nos dias 13 e 14 de maio, das 14h às 16h, no Sesc Santo Amaro. Além de propor a familiarização com técnicas de escrita, memorização e oralização, a oficina orbitará o entendimento da literatura periférica. As vagas são gratuitas, e os interessados podem inscrever-se diretamente na unidade até segunda-feira (12/05).
A contação de histórias e o resgate das tradições orais dos pescadores e lavadeiras será o mote da apresentação de Linete Matias, no dia 28 deste mês, a partir das 18h, na Livraria do Jardim, área central do Recife, com entrada gratuita. Também escritora, musicista popular, atriz e arte-educadora, Linete compartilha durante o espetáculo seus processos artísticos, histórias de vida, lendas, relatos sobre peixes e os encantados das águas, trazendo à cena um rico universo cultural