O maior evento integrado do Sistema Comércio brasileiro vai levar cidadania e entretenimento à população, além de palestras e oficinas para incentivar o desenvolvimento e a inovação.
Em Pernambuco, a Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, idealizada pela CNC, será realizada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e sindicatos empresariais, entre os dias 11 e 18 de maio.
Confira a programação completa em nossas unidades do Agreste e Sertão.
Agreste
Em Belo Jardim, a programação gratuita acontece do dia 12 ao dia 17, com atividades de lazer, recreação e esporte, cultura e assistência social. E o Sesc incentiva o público a fazer a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis que serão destinados ao programa de combate à fome Sesc Mesa Brasil. No dia 12, às 19h, a unidade realiza um aulão de ginástica funcional e de ritmos. Para participar, é preciso fazer a inscrição da Central de Relacionamento. No dia 13, às 8h, acontecem ações recreativas, com jogos e brincadeiras populares, na Escola Municipal Sebastião José da Silva. Às 14h, no Sesc Ler, tem a oficina sobre os benefícios do chá para as integrantes do Grupo Girassol da Pessoa Idosa. Este mesmo público participa, às 15h, do Chá com Poesia, uma dinâmica de produção de poesias. No dia 14, às 9h, começa uma ação de saúde e bem-estar no supermercado Atacadão. Serão ofertadas orientações sobre diabetes e hipertensão, Infecções Sexualmente Transmissíveis, testes rápidos de glicemia e aferição da pressão arterial, serviços de massagem relaxante, ventosaterapia, ginástica laboral, testes e orientações sobre a saúde ocular, baú literário com os empréstimos de livros, atividades com jogos recreativos. Além disso, uma equipe do Sesc Ler vai apresentar informações e orientações sobre a Credencial Sesc. Ainda no dia 14, o Coletivo Grão de Teatro realiza uma intervenção artística na Praça da Matriz, às 16h. Em cena, o espetáculo “A Cobra”, no qual um boneco gigante de arame e tecido em forma de cobra interage com público. No dia 15, das 8h às 17h, o Sesc Ler realiza o encerramento do projeto Reverdecer, com aula de campo, envolvendo os estudantes da Escola Sesc (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Projeto Criar Sesc). Na unidade, os alunos participam de debate sobre propostas e soluções para a Cohab II, local que vai receber as intervenções do projeto, e vão elaborar um folder, com informações sobre responsabilidade e sustentabilidade. Os estudos têm como objetivo buscar soluções para a revitalização da Cohab II, bairro onde fica o Sesc Ler. O dia 16 será dedicado à cultura, com atividades na Praça da Estação. A partir das 16h, o Sesc Ler realiza o projeto Tardezinha Cultural. O público vai se divertir com as ações de recreação, que envolvem brinquedos gigantes, jogos cooperativos e ginástica funcional para crianças, além de apresentações musicais com o Tio Iury e a Trupe de Palhaço Arco-Íris. O encerramento, no dia 17, será na unidade, começando às 8h, com o Festival de Natação. Às 9h, tem início o projeto Sábados Culturais, com oficinas artísticas, contação de histórias, cinema e apresentação musical.
Em Buíque, a programação gratuita acontece do dia 12 ao dia 17, com atividades de lazer, recreação e esporte, cultura e assistência social. E o Sesc incentiva o público a fazer a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis que serão destinados ao programa de combate à fome Sesc Mesa Brasil. A programação se inicia no dia 12, às 7h, com um torneio de futebol de campo, na unidade. No mesmo horário, tem a Manhã Recreativa, com jogos gigantes e desafios recreativos para os alunos da Escola Sesc. Às 8h, antes do início das aulas, acontece uma apresentação artística com alunos da turma de Canto do Sesc Ler. A escritora Márcia Moura é a convidada do projeto Carrossel Literário, que acontece no dia 13, às 9h, na praça do Distrito do Carneiro. No mesmo local, também às 9h, as crianças da comunidade participam de uma maratona recreativa, com desafios e brincadeiras. No dia 14, às 9h, serão realizadas aulas de ginástica laboral em dois estabelecimentos comerciais do Centro da cidade: no Grupo Petrônio e Esperança Supermercado. Já às 14h, o Sesc Ler leva à Escola Municipal Antônio de Barros, no Vale do Catimbau, o projeto Um Escritor na Minha Escola. O convidado é o poeta e escritor Sivaldo Oliveira. No dia 15, às 8h, será realizada a oficina de sustentabilidade e criação de marcadores de página, com materiais recicláveis, na Biblioteca Municipal Graciliano Ramos. No mesmo horário e também às 14h, os pais e responsáveis pelos alunos da Escola Sesc vivenciam uma experiência tecnológica com óculos virtuais. Às 9h, a Escola Técnica Cyl Galindo será palco de um campeonato de futsal. Às 14h, de volta à Biblioteca Municipal Graciliano Ramos, alunos de escolas municipais acompanham uma contação de histórias do projeto Ybirá de História. Às 16h, tem campeonato de futebol de campo, no Sesc Ler. A Escola Técnica Cyl Galindo também recebe, no dia 16, às 9h, o projeto Território de História do Núcleo de Pesquisa em Literatura do Sesc Ler. Será um bate-papo com Dona Josefa Antunes, da Comunidade Ǫuilombola Mundo Novo. No mesmo horário, acontece uma maratona recreativa com os alunos da Creche Carolina Guedes, e uma oficina de biscoitos criativos, no Sesc Ler. Em seguida, as crianças da Creche seguem para o Centro da cidade, acompanhando o Carrinho Literário do Sesc, para incentivar a leitura junto ao público. No dia 17, às 9h, tem o projeto DeRepente na Feira, na feira livre do Centro da cidade, com o poeta e cordelista Adeilton Oliveira. No mesmo horário, na Praça Major França, tem o Dia S, em que o Sesc apresenta ao público uma exposição dos serviços de Nutrição, Saúde, Lazer, Cultura e Educação oferecidos pela unidade, e um momento com atividades recreativas, alongamento e ginástica.
Em Surubim, a programação gratuita acontece do dia 12 ao dia 16, com atividades de lazer, recreação e esporte, cultura e assistência social. E o Sesc incentiva o público a fazer a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis que serão destinados ao programa de combate à fome Sesc Mesa Brasil. O dia 12 será dedicado às oficinas artísticas. Às 8h, será realizada uma voltada para a confecção de fanzine, um tipo de livreto feito de forma artesanal. Já a oficina de artesanato acontecerá em dois momentos, às 15h e às 19h. No dia 13, às 9h, os alunos da Escola Sesc participam de uma sessão de contação de histórias. Às 19h, tem torneio de jogos de salão para o público adulto. No dia 14, às 13h, será realizada uma roda de conversa sobre o Maio Laranja, mês de conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Às 14h, tem oficina de capoeira. Às 16h a piscina da unidade será palco de uma sessão de Hidrodance. Às 19h, o Núcleo de Pesquisa em Literatura José Nivaldo, do Sesc, promove o sarau “Vozes Ancestrais”. Às 20h, acontece a roda de conversa “Voz e Vez: negritude e direitos”, alusiva ao Dia da Abolição da Escravatura no Brasil. No dia 15, o Sesc realiza duas rodas de conversa sobre o Maio Amarelo, referente à campanha de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito, às 8h e às 14h. às 13h, tem mais um bate-papo sobre o Maio laranja. Às 19h, o Sesc recebe o Circuito de Criação Literária do projeto nacional Arte da Palavra, que apresenta em Surubim a oficina “Escrita Criativa em Cenopoesia / Spoken Word Slam, com Jô Freitas (SP). A programação da Semana S do Comércio termina no dia 16, com o PicNic Literário, que vai ser realizado em dois horários: às 10h e às 16h. A atividade une a literatura com piquenique ao ar livre, visando estimular o gosto pela leitura nas pessoas.
Em Belo Jardim, a programação gratuita acontece do dia 12 ao dia 17, com atividades de lazer, recreação e esporte, cultura e assistência social. E o Sesc incentiva o público a fazer a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis que serão destinados ao programa de combate à fome Sesc Mesa Brasil. No dia 12, às 19h, a unidade realiza um aulão de ginástica funcional e de ritmos. Para participar, é preciso fazer a inscrição da Central de Relacionamento. No dia 13, às 8h, acontecem ações recreativas, com jogos e brincadeiras populares, na Escola Municipal Sebastião José da Silva. Às 14h, no Sesc Ler, tem a oficina sobre os benefícios do chá para as integrantes do Grupo Girassol da Pessoa Idosa. Este mesmo público participa, às 15h, do Chá com Poesia, uma dinâmica de produção de poesias. No dia 14, às 9h, começa uma ação de saúde e bem-estar no supermercado Atacadão. Serão ofertadas orientações sobre diabetes e hipertensão, Infecções Sexualmente Transmissíveis, testes rápidos de glicemia e aferição da pressão arterial, serviços de massagem relaxante, ventosaterapia, ginástica laboral, testes e orientações sobre a saúde ocular, baú literário com os empréstimos de livros, atividades com jogos recreativos. Além disso, uma equipe do Sesc Ler vai apresentar informações e orientações sobre a Credencial Sesc. Ainda no dia 14, o Coletivo Grão de Teatro realiza uma intervenção artística na Praça da Matriz, às 16h. Em cena, o espetáculo “A Cobra”, no qual um boneco gigante de arame e tecido em forma de cobra interage com público. No dia 15, das 8h às 17h, o Sesc Ler realiza o encerramento do projeto Reverdecer, com aula de campo, envolvendo os estudantes da Escola Sesc (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Projeto Criar Sesc). Na unidade, os alunos participam de debate sobre propostas e soluções para a Cohab II, local que vai receber as intervenções do projeto, e vão elaborar um folder, com informações sobre responsabilidade e sustentabilidade. Os estudos têm como objetivo buscar soluções para a revitalização da Cohab II, bairro onde fica o Sesc Ler. O dia 16 será dedicado à cultura, com atividades na Praça da Estação. A partir das 16h, o Sesc Ler realiza o projeto Tardezinha Cultural. O público vai se divertir com as ações de recreação, que envolvem brinquedos gigantes, jogos cooperativos e ginástica funcional para crianças, além de apresentações musicais com o Tio Iury e a Trupe de Palhaço Arco-Íris. O encerramento, no dia 17, será na unidade, começando às 8h, com o Festival de Natação. Às 9h, tem início o projeto Sábados Culturais, com oficinas artísticas, contação de histórias, cinema e apresentação musical.
Em Garanhuns, no Agreste Meridional, a programação gratuita acontece de 12 a 17 de maio, com oficinas de saúde, tecnologia, bem-estar e atividades artísticas promovidas pelas unidades do Sesc, Centro Cultural Sesc, Hotel Sesc Garanhuns e Senac. O público será incentivado a fazer a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis que serão destinados ao programa de combate à fome Sesc Mesa Brasil. No dia 12, os livros serão o foco das atividades. A Biblioteca Ambulante do Sesc deixará baús de livros em lojas parceiras para incentivar o hábito da leitura entre os trabalhadores. Também serão promovidos, pela equipe do Senac, diálogos sobre os benefícios da leitura para a saúde mental dos trabalhadores das lojas do Centro de Garanhuns. Já no Hotel Sesc, a partir das 9h30, acontecerá a montagem de um circuito recreativo, onde cada estação representa um dos programas do Sesc: Saúde, Educação, Cultura e Lazer. Logo depois, serão realizadas aulas de ginástica laboral, alongamento e dinâmicas lúdicas. No dia 13, a programação começa com Maratona Recreativa, no Sesc, às 8h30. No Hotel Sesc, a partir das 9h30, a Oficina Sesc e Você, convida os participantes a mostrarem o que o Sesc significa para eles através de pintura, colagem e desenho. Também serão realizadas atividades de Alimentação e Nutrição ainda nas instalações do hotel. Já o Centro Cultural Sesc promoverá, à tarde, um momento de leitura para bebês. Com técnicas suaves e sensoriais, mediadores culturais contarão histórias curtas, estimulando a percepção auditiva, visual e tátil das crianças, em um ambiente seguro, divertido e confortável. Também à tarde, às 14h30, a Maratona Recreativa será na ETE Ariano Vilar Suassuna, localizada no bairro Boa Vista. A ETE também receberá duas atividades da Semana S realizadas pela equipe do Senac: uma oficina básica de desenvolvimento de jogos digitais voltada para jovens, das 9h às 12h, e a oficina básica de robótica voltada para jovens, das 13h às 17h. O Centro Cultural Sesc será o ponto de partida do Cortejo de Sanfoneiros, que vai percorrer ruas da cidade, celebrando a tradição da música regional. Encerrando a programação do dia, será realizado o Jogo de Conhecimento Descubra o Sesc, a partir das 18h, no Hotel Sesc. O dia 14 será dedicado ao trânsito, em alusão ao Maio Amarelo. A programação começa com a equipe do Senac realizando jogos de realidade virtual e atividades de atendimento pré-hospitalar sobre a temática, na Escola Sesc, a partir das 9h. Também pelo Sesc serão realizadas pela manhã e à tarde palestras sobre regras, sinalização e comportamento seguro para pedestres e ciclistas, além da observação da sinalização adequada nos arredores da escola. No Hotel Sesc, haverá jogo da memória sobre a História do Sesc e, à noite, no Centro Cultural Sesc, haverá a Fogueira para Caetana, na qual os participantes serão convidados a uma roda de conversa especial sobre a figura folclórica da Caetana, conhecida popularmente como a representação da morte na cultura nordestina. Guiados por contadores de histórias e mediadores culturais, os participantes vão refletir, filosofar e compartilhar percepções e histórias sobre temas como vida, morte e significados que são atribuídos às despedidas e partidas. No dia 15, serão realizadas ações de saúde e bem-estar, numa parceria entre Sesc e Senac, na Praça Luís Jardim, também conhecida como Colunata, das 9h às 17h. Degustação e apresentação do Sesc Mesa Brasil, aferição de pressão e glicemia, auriculoterapia, tricoscopia e massagem são algumas das atividades disponibilizadas nesses dois locais. Na praça em frente à Ferreira Costa, das 9h às 13h, haverá apresentação de Coral, performances de artistas de pernas de pau e oficinas de pintura para crianças. No Hotel Sesc, haverá corrida de revezamento onde, em cada troca, um participante compartilha um benefício do Sesc. Encerrando a noite, no Centro Cultural, tem Cine Sesc com exibição de filmes e debates, das 19h às 21h. No dia 16, acontecem atividades recreativas no Hotel Sesc, das 11h às 14h, Festival de Talento “No Sesc é Show”, das 19h às 19h40, e bingo, das 20h às 21h. Já no Centro Cultural, a partir das 19h, show de música autoral, com o cantor Rogério Diniz. Encerrando a programação da Semana S em Garanhuns, no sábado (17), tem a Oficina de Arte “Criando o Sesc”, Aulão de Dança, Gincana Cultural, caça ao tesouro e música ao vivo. Tudo no Hotel Sesc, a partir das 15h. No Centro Cultural, as atividades começam às 16h, com encontro de contação de histórias e exibição de filmes no CineClubinho.
Em Caruaru, no Agreste, a programação gratuita acontece de 12 a 17 de maio, com oficinas de saúde, tecnologia, bem-estar e atividades artísticas promovidas pelas unidades do Sesc e Senac. No dia 12, acontecerão atividades recreativas. Pela manhã e à tarde, na Escola Sesc, rodas de leitura serão realizadas por uma mediadora com as turmas da Educação Infantil. Já no Salão de Eventos do Sesc, pela manhã, terá o Festival de Jogos de Salão com a realização de partidas de dominó, dama, xadrez e baralho. À tarde, acontece a oficina para construção de brinquedos sustentáveis com materiais recicláveis, na brinquedoteca da unidade. No dia 13, haverá ações diversas sendo realizadas ao longo do dia. No Sesc, acontece um festival de jogos e, no Senac, haverá atendimentos para a comunidade com serviços de saúde e bem-estar, como auriculoterapia e massoterapia, orientações sobre a saúde da mulher e do homem, aferição de PA e Glicose, corte e escova de cabelos. Na programação ainda consta um plantão de consultorias sobre gestão empresarial (comércio e varejo) e gestão de negócios em moda e gastronomia, no Laboratório de Criação. Os participantes também terão a oportunidade de prestigiar aulas show de Gastronomia: às 9h30 sobre drinks; às 14h, sobre aproveitamento integral de alimentos; e às 19h, sobre cafés artesanais. Já a biblioteca vai abrir espaço para uma oficina de origami, das 16h às 17h30. A inovação tem espaço garantido na Semana S, no Senac em Caruaru. Entre a programação, haverá Oficina Maker na Educação, como metodologia de incentivo à criação e à experimentação por meio da construção de objetos com as próprias mãos. Na sala de Inovações, acontecerá uma imersão com exibição de vídeos sobre as metas globais estabelecidas pela ONU, os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesse momento, será apresentado o PRINTs Resíduos, projeto desenvolvido pelo Senac em Caruaru. No laboratório de redes, será oferecida uma oficina de ferramentas para marketing digital durante o período da tarde. Já na biblioteca, será realizado um bate-papo sobre Inteligência Artificial, encerrando a programação do dia. De 14 a 17, quando encerra a programação da Semana S, as atividades serão realizadas no Sesc. No dia 14: rodas de leitura, Festival de Jogos de Salão, sessão de cinema, encontro do clube de leitura de cordel com a turma parceira da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESC e Torneio de Totó e Jogos Gigantes com os alunos do EJA. No dia 15 haverá recreação aquática, festival de jogos de salão, das 10h às 13h, e realização de roda de diálogo com enfoque nos Direitos LGBTQIAPN+, das 14h às 16h. No dia 16, duas oficinas serão oferecidas no Sesc em Caruaru, em parceria com o Sesc Mesa Brasil. A primeira será sobre construção de brinquedos com materiais recicláveis e a segunda será sobre colagem, atividade que envolve elementos da natureza como folhas, galhos e entre outros. Também haverá orientações de educação ambiental em integração com Recreação e Biblioteca. E durante todo o dia será possível visitar a exposição de Brinquedos Sustentáveis, que foram criados na oficina. Encerrando a programação da Semana S em Caruaru, no dia 17, acontecerá o Festival de Natação com disputas esportivas em diferentes estilos e categorias, incentivando a prática esportiva, a superação pessoal e a integração entre os participantes. Será no Sesc, das 8h às 12h. Inscrição – As atividades terão número limitado de atendimentos e é necessário fazer inscrição. Basta acessar o site https://cncsemanasbrasil.facedoor.events/pe. O Sesc e o Senac incentivam o público a fazer a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Programa de Combate à Fome Sesc Mesa Brasil.
Sertão
Em Arcoverde, a programação gratuita acontece do dia 12 ao dia 16, com atividades de lazer, recreação e esporte, cultura e assistência social. E o Sesc incentiva o público a fazer a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis que serão destinados ao programa de combate à fome Sesc Mesa Brasil. O dia 12 começa com uma oficina, às 8h, na biblioteca da Escola Sesc, sobre a história do Sesc no Brasil. Vão participar os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Às 10h, acontece uma roda de conversa sobre Literatura e o Clube da Leitura, para integrantes do Grupo Novo Horizonte 60+ e leitores em geral. Esta ação também vai ser realizada às 19h. Neste mesmo horário, serão realizadas outras duas atividades: a exposição “Vírus: O Inimigo Invisível”, com o uso de microscópio e lupas de aumento, na Sala de Ciências; e o projeto Mulheres que Lideram, na Sala de Assistência. A convidada é Carla Raquel Torres Nunes que vai apresentar o tema “Empreendedorismo feminino: do protagonismo ao sucesso”. No dia 13, o Sarau em comemoração ao Dia das Mães será às 15h, no Salão de Festas da unidade. O objetivo é vivenciar o mês da família, valorizando a pessoa idosa com música, poesia e a interação entre as famílias. Às 16h, os integrantes do Grupo Novo Horizonte 60+ participam de uma dinâmica chamada Passa ou Repassa, um jogo de perguntas e respostas e outras atividades que desenvolvem a cognição e a desenvoltura socioemocional. Na tarde do dia 14, a partir das 16h, o Grupo Novo Horizonte participa de um aulão de ritmos, no Salão de Festas. Às 19h, acontece um aulão aberto de ginástica multifuncional, no Ginásio do Sesc No dia 15, às 15h, tem o projeto Cine Sesc, no Teatro Geraldo Barros. Às 17h, o grupo Sesc Jovem participa do Point das Juventudes, na Sala de Assistência, com bate-papos, parada musical e oficinas. Às 18h, os jovens também participam de uma gincana, com jogos e desafios, que têm a proposta de conectar o grupo através de vivencias recreativas. No dia 16, encerrando a programação da Semana S, o Sesc promove uma atividade recreativa na Praça Winston Siqueira, das 15h às 17h, com jogos gigantes e desafios.
No Sertão de Itaparica, as atividades acontecem no Sesc Floresta até o dia 16 de maio, com atividades gratuitas. No dia 12, das 19h às 20, um aulão de ginástica multifuncional “traga um amigo”, vai possibilitar que alunos da unidade levem um convidado para acompanha-los na atividade esportiva. No dia 13, às 9h, alunos da Escola Três Marias, participam de uma Maratorna Recreativa, com atividades diversas com recreação esportiva e/ou aquática, jogos esportivos, educativos e cooperativos, dinâmicas em grupo, gincanas No dia 14, às 17h, acontecerá o aulão de hidroginástica, quando os usuários poderão levar um amigo para participar. No dia 16, das 16h às 20h, o Sesc vai sediar partidas recreativas de futebol society entre equipes, promovendo integração, lazer e espírito esportivo. No mesmo dia, a partir das 17h, a programação será na Rua do Comércio, centro da cidade, com música ao vivo e parquinho para as crianças brincarem. Durante as atividades, as pessoas podem contribuir com 2kg de alimentos não-perecíveis, que serão destinados ao programa Sesc Mesa Brasil, que atua no combate a fome e ao desperdício de alimentos, assistindo pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional. As inscrições para atividades podem ser feitas pelo site https://cncsemanasbrasil.facedoor.events/pe.
A programação oferecida pelo Sesc Serra Talhada teve início no domingo (11), com o Sesc Lazer especial do Dia das Mães. Um dia de atividades recreativas no parque aquático, campos, quadra e Centro de Educação Ambiental da unidade. Nesta segunda (12) até o dia 16, das 11h às 13h, a Academia de Portas Abertas, vai possibilitar que os alunos matriculados no Sesc levem um amigo para treinar junto. No dia 13, acontecem com Maratonas Recreativas, com prévias da Semana Mundial de Brincar, das 8h às 12 e das 13h s 17h. A programação oferece para crianças de escolas públicas da cidade, atividades recreativas com jogos de memória, recreação esportiva e brincadeiras populares.
Em Triunfo, o Sesc vai promover a partir das 8h do dia 12 ao dia 16, visita mediada e diálogo sobre memória social e patrimônio cultural com estudantes de escolas da região, no Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular. No mesmo espaço também acontecerá a exposição e obras literárias, troca de livros e produções do Selo Caretas Cartonera. No dia 13, das 9h às 14h, na Praça Professor Josias Albuquerque, das 9h às 14h, serão realizados contações de histórias e jogos de família. No dia 15, o CineSesc exibe na Fábrica de Criação Popular, às 14h, o Filme “A Princesa Adormecida”, para alunos das Escolas Alfredo de Carvalho e Monsenhor Luiz Sampaio. Dia 16, a música anima o público no Projeto Som em Pauta, a partir das 20h, na Fábrica de Criação Popular, com cantor e compositor Ednardo Dali. A programação do dia 17 de maio começa às 9h, com apresentação dos cantadores repentistas Adelmo Aguiar e Denilson Nunes, no Projeto No Canto da Feira, realizado na Feira Livre da cidade. Durante todos os dias o Sesc também preparou atividades especiais para os hóspedes do Hotel.
Durante as atividades nas duas cidades, as pessoas podem contribuir com 2kg de alimentos não-perecíveis, que serão destinados ao programa Sesc Mesa Brasil, que atua no combate a fome e ao desperdício de alimentos, assistindo pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional.
Em Petrolina, no Sertão do São Francisco, a programação gratuita acontece de 12 a 17 de maio, com oficinas de saúde, tecnologia, beleza e bem-estar, oferecidas pela unidade do Senac, e atividades artísticas promovidas pelo Sesc. No dia 12, às 20h, a Mostra do projeto Segundança abre as ações no Sesc Petrolina. Realizado sempre as segundas-feiras com ações de dança, o projeto traz para a Semana S a apresentação de coreografias criadas pelos participantes. No dia 13, também às 20h, o público vai poder conferir a Mostra 2 Minutos para a Dança, projeto desenvolvido pelo Cia de Dança do Sesc Petrolina como parte da programação de 30 anos da companhia. Na programação serão apresentados micro solos de 2 minutos. Dia 14, será dedicado a sétima arte. A partir das 19h, o CineSesc apresenta no Espaço Janela 353, o premiado filme Bacurau, do cineasta pernambucano, Kléber Mendonça Filho. No dia 15 de maio, a partir das 20h, a cantora Fernanda Luz e o cantor Ulissis Abílio anima o projeto Som em Pauta, que contribui para a economia criativa da região. A programação cultural se encerra no dia 17, às 14h, no Sabadou com Arte, oficina que ensina técnicas de criação de carimbos artesanais, explorando a imagética sertaneja-ribeirinha para a criação de carimbos autorais, e de gravuras únicas. São oferecidas 15 vagas as e as inscrições podem ser feitas na hora, por ordem de chegada, no Sesc. Oficinas – Durante a Semana S, o Senac Petrolina vai oferecer seis oficinas gratuitas, com um total de 120 vagas, sendo 20 por oficina. AS inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do site https://semana-s.portaldocomercio.org.br. No dia 14, das 14h às 17h, serão realizadas duas oficinas: Tecnologia e Saúde, que vai abordar a importância da tecnologia na melhoria da qualidade de vida e eficácia dos serviços de saúde; e O perfil do cuidador da pessoa idosa, e vai abordar o perfil desses profissionais. Dia 15, das 9h às 12h, a oficina Beleza e Bem-estar – Visagismo masculinos, vai mostrar a relevância das técnicas corretas de visagismo, colaborando para a valorização do rosto do homem, harmonizando a aparência e realçando os pontos fortes. No mesmo dia, das 14h às 17h, será oferecida Design e impressão 3D: Da ideia a realidade. Com foco nas tecnologias de impressão em 3D, a oficina vai apresentar as infinitas possibilidades de criação. Ainda no dia 15, das 14h às 17h, a oficina Saúde e Bem-estar, vai proporcionar aos participantes uma imersão no universo dos cuidados pessoais e beleza. Com foco nos cabelos, outra oficina Beleza e bem- estar- Corte e estilo. A oficina tem o intuito de abordar a importância do visagismo para a harmonização e realce da beleza, para cada tipo de cabelo.
Em Araripina, no dia 13, a partir das 8h, acontece uma Oficina de Culinária “Comida de Verdade na Prática”, para quem deseja aprender a preparar alimentos saudáveis. As inscrições para as oficinas podem ser feitas por meio do site https://cncsemanasbrasil.facedoor.events/pe. Ainda no dia 13, às 9h e às 14h, o CineSesc exibe filmes para crianças em escolas públicas da cidade. No dia 14, às 18h, acontece um torneio de futsal na quadra do Sesc. Em seguida, às 19h, a dança toma conta da unidade com a Mostra Solos e Duos. No dia 15, às 18h, será realizado o torneio de futebol society, entre as escolinhas do Sesc e convidados.
A programação em Bodocó, acontece de 12 a 16 de maio. Na segunda-feira, a partir das 8h, na Praça José Gomes de Sá, acontece o Sesc na Feira, uma ação na feira livre, com orientações sobre saúde, recreação, atividades esportivas e culturais. No dia 13, no Sesc Ler Bodocó, 20h às 21h, será realizado um aulão de handebol para jovens de 15 à 17 anos. Dia 14, às 17h30, será promovido um aulão de alongamento, no Pátio Helmo Lócio. Na oportunidade também serão oferecidos testes de IMC e aferição de pressão arterial. No dia 15, às17h, o público poderá assistir ao Torneio de Futsal com os alunos das escolinhas do Sesc. No dia 16, às 18h, no Pátio Helmo Lócio, o Sesc na Praça realiza uma sessão recreativa, com Feira do Troca-Troca de Livros, contação de histórias e apresentação musical de Elson Mota.
Durante as atividades nas duas cidades, as pessoas podem contribuir com 2kg de alimentos não-perecíveis, que serão destinados ao programa Sesc Mesa Brasil, que atua no combate a fome e ao desperdício de alimentos, assistindo pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional.