O Sesc Ler Belo Jardim promove, até o dia 20 de setembro, mais uma edição do Festival de Artes Lagoa do Capim. O evento cultural apresenta espetáculos de teatro, mesas e rodas de conversas, intervenções artísticas, oficinas, shows musicais, entre outras atrações. A programação é gratuita e será realizada no Sesc Ler, Faculdade de Belo Jardim, Praça da Matriz, Estação da Cultura e na Comunidade João Paulo II.
O teatro se faz presente com os espetáculos “Vozes do Ventre” do Coletivo Maré, que abre o Festival nesta segunda (15), às 19h, na Faculdade de Belo Jardim, “Folia dos Três Bois “ do Grupo de Teatro da Escola de Artes Instituto Conceição Moura, “Debaixo d’água “, do Coletivo Trippé, “Tatu do Bem “, do grupo teatral da UFPE, “De lá do mar pra cá “, do Coletivo Grão de Teatro, e “Palavras Andantes “, da Trupe Errante.
No sábado (20), haverá uma vivência coletiva, no Sesc Ler, envolvendo os grupos de teatro da Escola de Artes do Instituto Conceição Moura, Coletivo Poeira, Coletivo Grão de Teatro, Coletivo Trippé e Trupe Errante, estes últimos de Petrolina.
A literatura será tema da mesa de conversa “Aquilombar-se e o processo de resistência”, com as pesquisadoras Elaine Lima, de Belo Jardim, e Valdeane Macena, de Pesqueira, com mediação de Kaká Bezerra, integrante do Núcleo de Pesquisa em Literatura do Sesc Ler Belo Jardim. Será nesta segunda (15), às 19h30, na Faculdade de Belo Jardim.
Já a música terá amplo espaço com dois grandes projetos do Sesc: o Sesc Partituras, que terá abertura na quarta (17), às 18h, na Praça da Matriz, com o Festival Choro no Coreto e apresentação do músico Hugo Mota. Na quinta (18), às 19h30, na Estação da Cultura, tem roda de conversa sobre os temas “Apresentação do Selo Sesc” e “O Choro e a Cidade”, com integrantes do Núcleo de Choro do IFPE e do setor de Cultura do Sesc Ler Belo Jardim.
Na sexta (19), o projeto apresenta três atrações, a partir das 19h30, na Praça da Matriz: o Núcleo de Práticas do Choro (Belo Jardim), o grupo Ororubá (Pesqueira) e a cantora Maéve (Recife), com participação de Pierre Tenório (Belo Jardim). O Sonora Brasil promove a oficina “Violão de Choro”, com Fernando César e Tiago Nunes (DF), na quinta (18), às 14h, no Sesc Ler. A inscrição é feita no local da formação.
No sábado (20), será realizada uma série de atividades artísticas na Comunidade João Paulo II, começando às 14h, com o Cortejo Cultural, saindo do Sesc Ler, que terá a participação da troça Olha a Cobra, Folia dos Três Bois, Maracatu da Escola de Artes, Núcleo de Pesquisa em Dança Popular do Coletivo Grão de Teatro, Escola de Artes Instituto Conceição Moura e o Interior Coletivo.
Às 15h, será apresentado o espetáculo “De lá do mar pra cá”, do Coletivo Grão de Teatro, seguido de “Palavras Andantes”, da Trupe Errante. Às 17h, tem a mesa de conversa “Viva a Comunidade!”, com diversos artistas e pesquisadores culturais. O encerramento do Festival de Artes Lagoa do Capim será às 18h, com um show do Coco da Escola de Artes do Instituto Conceição Moura.
“O Festival de Artes Lagoa do Capim é uma oportunidade para os participantes imergirem em várias linguagens artísticas e culturais. Para além da promoção de entretenimento, o objetivo do evento é a troca de vivências e saberes culturais”, explica Emanuely Arco Iris, gerente do Sesc Ler Belo Jardim.







