Do café da manhã ao jantar, a Gastronomia brasileira é tomada pelo milho no período junino. Mas como essa iguaria pode ser utilizada nas receitas do dia a dia além dessa época do ano? E como aproveitá-la totalmente sem gerar desperdícios? É com o objetivo de trazer essa novas possibilidades ao milho que o Sesc em Pernambuco realiza capacitações às instituições sociais que são atendidas pelo Banco de Alimentos de algumas unidades.
Com o tema “Milho e uma utilidades”, as oficinas começaram na última segunda-feira (20) em Caruaru e foram realizadas em Garanhuns e Arcoverde nos dias 21 e 22, respectivamente. Cerca de 40 pessoas participaram da capacitação em cada local, que contou com uma metodologia envolvendo teoria e prática. “Nós começamos com a parte teórica, que dura no máximo uma hora, e depois produzimos cinco ou seis receitas que estão na cartilha elaborada por nós”, explica Ely Chaves, coordenadora do Banco de Alimentos.
Na próxima terça-feira (28), a capacitação acontece em Petrolina e de 6 a 13 de junho, no Recife. Entre as receitas preparadas, estão cuscuz caipira, sopa de creme de milho, curau com caramelo de café, acarajés, pão americano, escondidinho e bolo com o bagaço de milho verde.