Nos dias 28 e 29 de abril, o projeto Sesc Raízes, que celebra a cultura do Sertão do Pajeú, apresenta a poesia dos povos originários, com o espetáculo “O Canto do Barro”, do artista indígena Fykyá Pankararu. No dia 28, a apresentação gratuita acontece a partir das 19h, no Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular, em Triunfo, e no dia 29, às 19h, no Anfiteatro Padre Afonso Carvalho (UAST/UFRPE), em Serra Talhada.
O espetáculo integra a ação Memórias Indígenas, que tem o objetivo de abordar um recorte da cultura dos povos originários. A atividade faz parte da programação do Diana – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Memória Social, Patrimônio Cultural e Literatura Popular (Fábrica de Criação Popular) em parceria com o Macondo – Grupo de estudos e pesquisas Macondo: artes, culturas contemporâneas e outras epistemologias, coordenado pela Profª Drª Paula Santana (UAST/UFRPE).
“O Canto do Barro” busca desconstruir visões equivocadas sobre ser indígena contemporâneo, LGBTQIA+, Meio Ambiente. O espetáculo é dividido em quatro momentos, apresentando os elementos: água, terra, ar e fogo, conectando as histórias e transformando o corpo, entregando no final uma “obra de cerâmica”.