De 4 a 8 de junho, festival promovido pelo Sesc levará para a cidade feira criativa, exposições, oficinas, cortejos e shows. Entre os participantes, estão Maciel Salú, Tertúlia e Luana Tavares
O centro de Goiana será transformado num polo de efervescência cultural e gastronômica com a 5ª edição do Festival Brincantes da Mata Norte. Realizado pelo Sesc Pernambuco, o projeto terá programação gratuita de 4 a 8 de junho no Pátio da Misericórdia, no centro, e na unidade. O projeto, que espera receber média de 800 pessoas por dia, contará com exposições, oficinas, aulas gastronômicas, feira criativa, apresentações de grupos e artistas culturais.
São mais de 40 atividades nesta edição, que conta com a parceria do Sebrae Pernambuco na realização da feira criativa e agenda de formações profissionais. Também integram a rede de parcerias a Prefeitura de Goiana, Divulgadora Nova Goiana, Click.com Telecomunicações e Santa Casa de Misericórdia de Goiana.
“O festival chega a sua 5ª edição com fôlego renovado, mostrando o potencial que ainda pode ser impulsionado na economia criativa da região. Goiana, terra dos caboclinhos, do cavalo-marinho e das igrejas centenárias, vai mostrar, junto do Sesc, a riqueza cultural que se desenvolve aqui”, destaca Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco.
As atividades no Pátio da Misericórdia começam na quarta-feira (4), a partir das 14h com feira criativa, contação de histórias, brincadeiras africanas, exposição de livros afro-indígenas e aulão de Zumba, além das apresentações culturais a partir das 18h. O cortejo oficial de abertura tem início às 19h e vai encantar o centro de Goiana com o Caboclinho Cahétes e os Bonecos Gigantes. Na sequência da programação noturna no Pátio, tem o espetáculo Manifesto Catirina e muita música com Tertúlia.
A programação continua diariamente. No dia seguinte (5), o Pátio da Misericórdia terá atividades a partir das 15h. Entre elas, o show “Histórias do Meu Povo”, de Roma Júlia, exposição de livros indígenas, apresentação do Pastoril Viver, coco, caboclinho e aula gratuita sobre doces e confeitaria. Na sexta-feira (6), além de apresentações culturais, o dia contará com serviços de saúde e bem-estar, a partir das 14h, contação de histórias, aula de petiscos e show de Luana Tavares encerrando a noite.
O Festival retoma no sábado (7), a partir das 9h, no Pátio da Misericórdia, com feira criativa. Até as 23h, o público pode assistir as performances de cavalo marinho e caboclinho, participar de aula sobre drinks e coquetéis e assistir aos shows de Rodriguinho do Acordeom e Maciel Salú. O último dia do projeto, no domingo (8), começará por uma rodada de negócios, na unidade do Sesc Ler Goiana, das 10h às 12h. As demais atividades seguem no Pátio da Misericórdia, com troca de livros e contação de histórias, feira criativa e apresentação de DJ LunaAttack e do Grupo Sandy e Chamego a Mil.
Gastrô – o Festival contará mais uma vez com o Cena Gastrô, reunindo 8 food trucks em uma experiência gastronômica que celebra os caboclinhos homenageados. O espaço funcionará todos os dias do evento, das 18h às 22h, e contará com discotecagem da DJ Transitória nos intervalos.