Vivenciar o mundo da leitura em meio às compras ou durante o dia de trabalho. Essa será a oportunidade para as mais de 55 mil pessoas que circulam diariamente pelo Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE). A partir de amanhã (terça, 06), em uma parceria do Sesc com a Associação dos Usuários e Comerciantes do Ceasa (Assucere), o pátio da Ceasa vai receber o BiblioSesc.
A cada 15 dias, das 9h às 15h, a biblioteca móvel vai estar presente no local para ofertar mais de quatro mil livros a comerciantes e visitantes do Centro. Os títulos têm classificações variadas e contemplam leitor infantil e adulto. Nas estantes, gibis, jornais, literatura e livros didáticos. Todo o acesso é gratuito, seja para ler no próprio local ou levar para casa. “É uma expansão do projeto, que já acontece em outras cidades e estamos felizes por termos a chance de aumentar o acesso ao conhecimento de forma gratuita”, avalia a coordenadora de bibliotecas do Sesc Pernambuco, Paula Alves. A próxima ida do BiblioSesc será no dia 20 de junho.
Para fazer o empréstimo de livro, é necessário apresentar foto 3×4, um documento de identificação e comprovante de residência para a confecção da carteira de usuário do Sesc, realizada no próprio local. Após a retirada, o leitor deverá fazer a devolução na próxima quinzena, quando o BiblioSesc retorna ao local. “O projeto vai reforçar a importância da leitura entre os trabalhadores do Ceasa e moradores de comunidades vizinhas ao entreposto, especialmente entre as pessoas de baixa renda, que em grande parte não têm acesso fácil aos livros. A parceria objetiva, portanto, democratizar a leitura”, afirma o presidente da Assucere, Euclides Paiva.
BiblioSesc – O projeto foi criado pelo Departamento Nacional do Sesc. Em 2005, Pernambuco foi o primeiro a colocar a ideia em prática. O êxito em solo pernambucano fez com que o trabalho fosse adotado em todo o País. Nesses 11 anos de atividades, foram contemplados vários municípios, como Olinda, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, São Lourenço da Mata, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Paulista, sendo atendidas quase 136 mil pessoas. Desde 2014, o Estado conta com duas unidades móveis do BiblioSesc que percorrem as cidades levando, ao todo,9 mil exemplares.