Como vivem as cidades do interior? Por quais transformações elas passam diariamente? No que se diferenciam suas tradições em relação às das capitais? Essas são algumas das perguntas que Thalita Rodrigues e Danilo Leal tentam responder com a exposição “Como Falar com a Cidade”, que entra em cartaz nesta sexta-feira (04/07), na Galeria de Artes do Sesc Ler Belo Jardim.
Em 32 fotografias e três instalações, os fotógrafos e artistas visuais apresentam um recorte de como é viver numa cidade interiorana, tendo como inspiração o cotidiano de Surubim, terra natal de Danilo e morada da recifense Thalita, desde 2008. São imagens de paisagens, feiras, pessoas, ruas, mercados, empreendimentos e todo um fluxo singular da comunidade, lançando olhar sensível sobre costumes e modos de vida que persistem, apesar do avanço urbano.
O objetivo da exposição é fazer com que o público, ao observar a cidade por meio das fotos, possa contemplar o cotidiano e fazer com que se reconheça nas imagens, criando um sentimento de pertencimento. “Como Falar com a Cidade” tem curadoria de Thalita Rodrigues e Valkiria Dias e expografia de Thalita Rodrigues e Danilo Leal.
O público poderá conferir a exposição de segunda a sexta, das 8h às 18h, até 20 de setembro. Para agendamento de visitas de escolas e/ou empresas, basta entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sesc Ler Belo Jardim pelo telefone (81) 3726-1576 (também é Whatsapp).
Thalita Rodrigues é natural de Recife e mudou-se para Surubim em 2008. A partir daí, seu olhar para o interior se abriu. É designer pela UFPE-CAA, fotógrafa autodidata e artista visual. Sua produção passeia dentro dessas áreas, sempre com grande referência da cultura popular e nas potencialidades da produção fora das capitais.
Danilo Leal é fotógrafo, videomaker, artista visual e estudante de Design na UFPE – CAA. Natural de Surubim (PE), atua desde 2011, registrando espetáculos culturais e colaborando com instituições como o Sesc. Foi premiado no VI UNICO – Salão Universitário de Arte Contemporânea do Sesc e integrou a equipe do Festival Ebenestock (2020).